Notícias

Coronavírus e Profissionais de Saúde é o tema do Sala de Convidados. Quinta-feira (23/4), às 11h, excepcionalmente gravado, no Canal Saúde [21/04/2020]



O Canal Saúde já produziu 500 programas Sala de Convidados, desde a sua estreia em 2007. Sempre ao vivo e semanal, sem interrupção ao longo de 13 anos, o tema de sua quingentésima edição não poderia ser mais adequado. Prestar homenagem aos profissionais de saúde, trazendo à luz questões enfrentadas por eles no dia a dia, que ficaram mais evidenciadas agora em meio ao tratamento e combate à Covid-19.   

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (Resolução nº 287, de 8/10/98), as áreas de Assistência Social, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional compõem o universo de profissões da área da Saúde. Em fevereiro desse ano, o Brasil somava mais de 3 milhões de trabalhadores da saúde registrados no cadastro do Ministério da Saúde. E esse número não foi suficiente para dar conta da pandemia do coronavírus. Um edital com 5.811 vagas para médicos com CRM Brasil foi lançado em março, pelo Ministério da Saúde, para reforçar o atendimento à população nos postos de saúde e dar conta dos casos menos graves da doença na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ainda para o reforço na Atenção Primária, o Ministério da Saúde lançou outro edital, em abril, para estudantes do 5º e 6º ano de medicina e do último ano dos cursos de enfermagem, fisioterapia e farmácia atuarem no enfrentamento ao coronavírus no país.

Somado à necessidade de aumento do quantitativo de trabalhadores da saúde, a faltade insumos, o risco direto de contaminação e óbitos entre eles, e o isolamento da família são outras questões que tornam os profissionais da linha de frente do atendimento do sistema de saúde vulneráveis e fragilizados emocionalmente. 

O Sala de Convidados vai discutir tudo isso e muito mais com a participação do Secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandir Frutuoso; do enfermeiro e membro do Comitê Gestor de Crise COVID do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Eduardo Fernando; da doutora em Psicologia e pesquisadora da Fiocruz Brasília, Debora Noal; e do membro da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) e da Câmara Técnica de Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde, Alcindo Ferla. 

E você também é convidado para participar do debate. Como o programa será gravado, perguntas e comentários devem ser enviados aos entrevistados até quarta-feira (22/4), às 11h30. O Sala de Convidados irá ao ar na quinta-feira (23/4), das 11h às 12h. Participe e assista! 

Dicas importantes

O programa mudou para às quintas-feiras, mas continua ao vivo no mesmo horário, das 11h às 12h. Outra mudança importante é para quem assiste por meio de antena parabólica. O Canal Saúde está em nova frequência, 4085 e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo , na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br  
facebook.com/canalsaudeoficial
instagram.com/canalsaudeoficial
youtube.com/canalsaudeoficial
twitter.com/canalsaude
Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br