Ciência & Letras

Analfabetismo Funcional


 


Exibido em 01/08/2017


Analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa tem de interpretar textos e realizar operações matemáticas elementares. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de analfabetos no Brasil vem diminuindo.
Mesmo com a redução desse índice nos últimos quinze anos, outra pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro em parceria com a ONG Ação Educativa com o apoio do IBGE, o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) aponta a presença de analfabetos funcionais inclusive nas universidades, desfazendo a crença de que esta situação estaria relacionada com a pouca escolaridade.
A coordenadora do sítio da Cátedra Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Eliana Yunes e a professora titular em Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), Maria Elizabeth Chaves de Mello conversam com o apresentador Renato Farias sobre a incoerência de ser alfabetizado e não saber interpretar um texto.
Compartilhe