Sala de Convidados

HIV / AIDS: Avanços e Desafios


 


Exibido em 04/12/2018


Reconhecida como o mal do século XX, a AIDS é uma epidemia global, que se tornou estigmatizada por ter homossexuais como primeiras vítimas. Chegou a ser chamada de “câncer gay” pela falta de conhecimento da doença em si e das formas de transmissão.
36 milhões de pessoas no mundo têm HIV e 53% tem acesso ao tratamento, segundo dados de 2016 do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids). Esses dados ainda revelaram que a estimativa de pessoas que vivem com o vírus no Brasil chega a 866 mil. Apesar dos números, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos como ODS, pactuados em 2015 na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), têm em sua lista de metas a erradicação da epidemia de HIV no mundo até 2030.
Os convidados para falar sobre o tema são a diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Valdiléa Veloso; o assessor de comunicação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), Daniel de Castro; e o psicólogo e coordenador da área de capacitação e treinamento da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA).



Compartilhe