Ciência & Letras

Lima Barreto Parte 2


 


Programa Exibido em 11/12/2018


O escritor Lima Barreto continua como tema em mais uma edição do programa. Autor de obras como “Triste Fim de Policarpo Quaresma” e “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro, no dia 13 de maio de 1881. Filho de pais mestiços, assistiu às comemorações da abolição da escravatura no dia em que completou sete anos de idade, acontecimento significativo em suas publicações.
Com a ajuda de seu padrinho, Visconde de Ouro Preto, teve boas oportunidades de estudos, mas desistiu do curso de Engenharia para cuidar de seus irmãos. Iniciou sua carreira de jornalista com reportagens para o Correio da Manhã e, posteriormente, criou a revista “Floreal”, com apenas quatro edições.
Lima Barreto foi muito criticado por seu estilo simples de escrever. Suas obras são marcadas por questões raciais, políticas e sociais do início do século 20, como poderemos conferir durante o bate papo sobre o escritor entre o apresentador Renato Farias, a escritora e professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Beatriz Resende e o ator Leandro Santana.



Compartilhe