Sala de Convidados

Saúde Mental e Trabalho


 


Exibido em 30/10/2018


Esta edição do Sala de Convidados trata de um assunto urgente no mundo contemporâneo: saúde mental e trabalho. A relação entre ambos circula em uma via de mão dupla hoje, já que, se por um lado transtornos mentais como depressão e ansiedade afastam cada vez mais pessoas de seus postos de trabalho, em muitos casos é o próprio trabalho que contribui para o adoecimento das pessoas, com ambientes de grande pressão e altos níveis de estresse.

O programa discute a preocupação com a saúde mental do trabalhador e os principais problemas que têm afetado as pessoas, como estresse, fadiga crônica, depressão e síndrome de burnout, e debater como anda o amparo à população nessa área.

Conversam sobre o assunto, o psicólogo e presidente do Conselho Federal de Psicologia, Rogério Giannini; o psicanalista do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (CESTEH-ENSP/Fiocruz), Júlio Bandeira; e a assistente social da Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Saúde Mental pela UFRJ e mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz, Tatiana Magalhães.

Compartilhe