Sala de Imprensa


Apresentação

Seja bem-vindo (a). Este é um espaço onde estão reunidos os textos, materiais de divulgação e as fotos do Canal Saúde. Criamos a página para facilitar o acesso a informações que possam contribuir para matérias, trabalhos e pesquisas, disponíveis para livre utilização, desde que sejam creditadas e não haja vínculo comercial.

Aqui ainda estão indicadas as fontes para falar sobre o Canal Saúde, a Comunicação e Saúde e Saúde Pública. Os apresentadores e gestores do canal de TV são profissionais que lidam diariamente com esses temas e têm o aprofundamento necessário exigido pela produção de conteúdo de um jornalismo especializado.

Nesta mesma página, é possível encontrar os releases do Canal Saúde com as últimas notícias e, ainda, enviar releases para pautar a produção da TV. Os textos próprios podem ser compartilhados com todas as mídias sociais.

Esperamos que esta organização seja útil a você. O que produzimos é para o alcance de todas e todos. Afinal, somos um canal público!

Canal Saúde lança perfil no Instagram [ 01/06/2018]

Lançamento faz parte da estratégia de ampliar a presença digital da emissora

 

O Canal Saúde estreia sua conta no Instagram este mês. Presente em diversas redes sociais na internet desde 2012, a emissora criada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que já tem uma fanpage no Facebook, uma conta no Twitter e um canal no YouTube, incorpora o Instagram à sua estratégia digital com o objetivo de ampliar sua interação com os telespectadores. O perfil que o Canal Saúde convida todos a seguirem é o @canalsaudeoficial, que pode ser acessado pelo endereço https://www.instagram.com/canalsaudeoficial/.

Com cerca de 800 milhões de usuários ativos por mês em todo o mundo e 500 milhões por dia, segundo dados da própria empresa, o Instagram já é, há bastante tempo, muito mais do que uma mídia social em que as pessoas buscam apenas fotos bonitas de paisagens e pratos elaborados de restaurantes. A ferramenta Stories, na qual os usuários criam histórias curtas com fotos, vídeos e textos que duram 24 horas, é utilizada por cerca de 300 milhões de pessoas.

O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários no Instagram. São 50 milhões de brasileiros, o equivalente a 6,25% de todos os usuários ativos mensais dessa rede social. O número crescente de usuários no país e as funcionalidades oferecidas tornam o Instagram uma mídia praticamente obrigatória para quem quer dialogar com diversas faixas etárias na internet.

A demanda pela presença do Canal Saúde no Instagram foi percebida pela utilização espontânea da hashtag #canalsaude e o uso de materiais da emissora monitorados pelo Canal. A ideia é compartilhar conteúdos sobre saúde e cidadania, mostrar bastidores das produções dos programas e usar as ferramentas disponíveis para reforçar o diálogo com o público da emissora por mais este canal.

“O lançamento do Instagram do Canal se encaixa na estratégia de melhorar nossa presença digital. As opções que ele oferece de trabalhar com imagens se adequam muito bem às nossas necessidades e a gente entende que é preciso estar presente nessa rede social e usar essas ferramentas de maneira cada vez mais integrada para conversar com nosso público. Estamos muito felizes de começar esse Instagram e ainda vem muita coisa boa por aí”, celebra a coordenadora geral do Canal Saúde, Márcia Correa e Castro.

Canal Saúde/Fiocruz

 

 

Apresentadores

Ellen Paes

Jornalista, pós-graduada em telejornalismo, diretora e roteirista de audiovisual. Já atuou como repórter nas mais diversas áreas do jornalismo, de rádio à internet, passando por jornal impresso e televisão. Foi repórter da afiliada do SBT em Natal/RN e hoje atua como repórter, apresentadora e roteirista no Canal Saúde. Em 2018 estreou no YouTube como uma das apresentadoras do web programa “Querendo Assunto”, canal de variedades protagonizado por mulheres negras.

Juliana Espindola

Pós-Graduada em Comunicação e Saúde pela Fiocruz, Juliana Espindola integra a equipe do Canal Saúde desde 2006. Ao longo dos anos, atuou como repórter, apresentadora e roteirista de diversos programas da emissora. A jornalista tem larga experiência em reportagens especiais e na cobertura de eventos nacionais e internacionais sobre saúde pública. Foi editora-chefe e apresentadora do telejornal diário e ao vivo, e está à frente do Em Pauta na Saúde, programa semanal do Canal Saúde que repercute as principais notícias na área da saúde no Brasil e no mundo.

Renato Farias

Sanitarista, pós-graduado em Laços Brasil e África e em Preparação Corporal nas Artes Cênicas. É ator e diretor da Companhia de Teatro Íntimo e apresentador dos programas semanais “Unidiversidade” e “Ciência & Letras”, além de mestre de cerimônias em eventos do Canal Saúde, onde entrou em 1995. Desde então, atuou como produtor, diretor de externas, locutor e coordenador de projetos, além de ter ancorado os programas “Canal Saúde” e “Sala de Convidados”.

Yasmine Saboya

Jornalista e pós-graduada em História, integra a equipe do Canal Saúde desde 2008. Está à frente do programa semanal “Em Família”, mas também é possível assisti-la no ao vivo “Sala de Convidados” e no programa “Canal Saúde na Estrada”. Fez reportagens sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados brasileiros e cobriu as conferências de saúde - inclusive a 14ª Conferência Nacional de Saúde -, eventos de grande importância para o setor.

Gestores

Márcia Correa e Castro - coordenação

Jornalista, com mestrado e doutorado em educação pela PUC-Rio. Atua no Canal Saúde desde 1996, assumindo sua coordenação em 2002. Foi professora do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, responsável pelas disciplinas de telejornalismo e jornalismo comunitário. Fundou, em 1992, a Bem TV - Educação e Comunicação, organização da sociedade civil que utiliza a comunicação como metodologia em processos educativos voltados a jovens de classe popular, e colaborou na fundação do Canal Comunitário do Rio de Janeiro, em 1995. Na I Conferência Nacional de Comunicação, representou o poder público como delegada eleita.

Arlindo Fábio Gómez de Sousa - coordenação

Sociólogo e professor de saúde pública, idealizou e fundou o Canal Saúde. Atuou como diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), foi vice-presidente de ensino da Fundação Oswaldo Cruz e também chefe de gabinete da presidência dessa instituição. Nos anos 1990, presidiu a Associação de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), assumindo sua representação no Conselho Nacional de Saúde. Nas conferências nacionais de saúde, participou da comissão organizadora da VIII conferência, a mais emblemática de todas elas para a Saúde Pública, e foi relator da IX edição do evento.

Coordenação de Comunicação Social – Canal Saúde

(21) 3194-7709/ 3194-7727

ascom@fiocruz.br

canal@fiocruz.br