Sala de Imprensa


Apresentação

Seja bem-vindo (a). Este é um espaço onde estão reunidos os textos, materiais de divulgação e as fotos do Canal Saúde. Criamos a página para facilitar o acesso a informações que possam contribuir para matérias, trabalhos e pesquisas, disponíveis para livre utilização, desde que sejam creditadas e não haja vínculo comercial.

Aqui ainda estão indicadas fontes para falar sobre o Canal Saúde, a Comunicação e Saúde e Saúde Pública. Os apresentadores e gestores do canal de TV são profissionais que lidam diariamente com esses temas e têm o aprofundamento necessário exigido pela produção de conteúdo de um jornalismo especializado.

Nesta mesma página, é possível encontrar os releases do Canal Saúde com as últimas notícias e, ainda, enviar releases para pautar a produção da TV. Os textos próprios podem ser compartilhados com todas as mídias sociais.

Esperamos que esta organização seja útil a você. O que produzimos é para o alcance de todas e todos. Afinal, somos um canal público!

Releases

Vacinas é o tema do Sala de Convidados. Quinta-feira (11/2), às 11h, ao vivo, no Canal Saúde [ 09/02/2021]

O assunto mais comentado nos últimos meses estará em debate no Sala de Convidados desta quinta-feira (11/2). São muitas dúvidas, e é grande a expectativa de um lugar na fila para ser vacinado. Vamos entender melhor? Os convidados do programa estarão disponíveis para tentar esclarecer todas as perguntas que chegarem por nossas redes sociais e pelo whatsapp (21) 99701-8122. As participações poderão ser enviadas desde já, até durante o ao vivo no dia 11/2, das 11h às 12h.    

As reportagens do Sala de Convidados já serão explicativas, a partir de entrevistas com especialistas conceituados para tratar o tema. A pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcolmo está entre os entrevistados e falou sobre a segurança das vacinas, mesmo com a agilidade em que foram pesquisadas, testadas, desenvolvidas e aprovadas emergencialmente. O diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Estevão Urbano explicou as tecnologias das duas vacinas disponíveis no Brasil, Coronavac e a de Oxford, mostrando como são feitas, a diferença entre elas e o que se tem de estimativa de tempo de imunidade após a aplicação. E a epidemiologista e ex-coordenadora (de 2011 a 2019) do Programa Nacional de Imunização (PNI), Carla Domingues contou como o Brasil está preparado para fazer a distribuição e as campanhas para a vacinação em massa, e o desafio logístico que se tem pela frente.

Além das matérias trazerem profissionais respeitados em suas áreas, o Sala de Convidados terá a participação ao vivo de outros especialistas que se destacam em seus campos de atuação. São eles o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha; o diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma; e o pesquisador do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fernando Motta.   

E você também é nosso convidado. Não perca a chance de esclarecer sua dúvida!  

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br
 

Apresentadores

Ellen Paes

Jornalista, pós-graduada em telejornalismo, diretora e roteirista de audiovisual. Já atuou como repórter nas mais diversas áreas do jornalismo, de rádio à internet, passando por jornal impresso e televisão. Foi repórter da afiliada do SBT em Natal/RN e hoje atua como repórter, apresentadora e roteirista no Canal Saúde. Em 2018 estreou no YouTube como uma das apresentadoras do web programa “Querendo Assunto”, canal de variedades protagonizado por mulheres negras.

Renato Farias

Sanitarista, pós-graduado em Laços Brasil e África e em Preparação Corporal nas Artes Cênicas. É ator e diretor da Companhia de Teatro Íntimo e apresentador dos programas semanais “Unidiversidade” e “Ciência & Letras”, além de mestre de cerimônias em eventos do Canal Saúde, onde entrou em 1995. Desde então, atuou como produtor, diretor de externas, locutor e coordenador de projetos, além de ter ancorado os programas “Canal Saúde” e “Sala de Convidados”.

Yasmine Saboya

Jornalista e pós-graduada em História, integra a equipe do Canal Saúde desde 2008. Está à frente do programa semanal “Em Família”, mas também é possível assisti-la no ao vivo “Sala de Convidados” e no programa “Canal Saúde na Estrada”. Fez reportagens sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados brasileiros e cobriu as conferências de saúde - inclusive a 14ª Conferência Nacional de Saúde -, eventos de grande importância para o setor.

Marcela Morato

Jornalista, pós-graduada em Comunicação e Saúde. Iniciou sua trajetória no Canal Saúde em 2004, com viagens que lhe possibilitaram conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) por todo o Brasil. Ainda como repórter, passou pelos principais programas da grade do Canal, tendo em seu currículo um grande volume de entrevistas com autoridades da saúde, pesquisadores de renome, especialistas e usuários do SUS, além de coberturas de eventos importantes para o setor, como as Conferências Nacionais de Saúde. Desde 2011, apresenta o “Ligado em Saúde”, programa semanal de entrevistas.

Neide Diniz

Jornalista, pós-graduada em Relações Internacionais, roteirista, mestre de cerimônia e produtora de audiovisual e eventos. Iniciou a carreira em assessoria de imprensa, depois seguiu para jornal impresso, revista e trabalhou como repórter na TV Câmara de Duque de Caxias, TV Brasil e SBT Rio. Foi apresentadora do Cutne na TV, da websérie Poderosas que transformam e do Papo Carioca, da Prefeitura do Rio. Entre apresentação e roteiro foram sete anos à frente da VIDEOSAÚDE. Outro destaque é o roteiro e apresentação do Re-Conhecer, programa dedicado à herança africana. Em 2019, começou como repórter do Canal Saúde, no ano seguinte assumiu a apresentação do Boletim Corona e, atualmente, do Boletim Ciência.

Gestores

Márcia Correa e Castro - coordenação

Jornalista, com mestrado e doutorado em educação pela PUC-Rio. Atua no Canal Saúde desde 1996, assumindo sua coordenação em 2002. Foi professora do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, responsável pelas disciplinas de telejornalismo e jornalismo comunitário. Fundou, em 1992, a Bem TV - Educação e Comunicação, organização da sociedade civil que utiliza a comunicação como metodologia em processos educativos voltados a jovens de classe popular, e colaborou na fundação do Canal Comunitário do Rio de Janeiro, em 1995. Na I Conferência Nacional de Comunicação, representou o poder público como delegada eleita.

Arlindo Fábio Gómez de Sousa - coordenação

Sociólogo e professor de saúde pública, idealizou e fundou o Canal Saúde. Atuou como diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), foi vice-presidente de ensino da Fundação Oswaldo Cruz e também chefe de gabinete da presidência dessa instituição. Nos anos 1990, presidiu a Associação de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), assumindo sua representação no Conselho Nacional de Saúde. Nas conferências nacionais de saúde, participou da comissão organizadora da VIII conferência, a mais emblemática de todas elas para a Saúde Pública, e foi relator da IX edição do evento.

Coordenação de Comunicação Social – Canal Saúde

(21) 3194-7709/ 3194-7727

ascom@fiocruz.br

canal@fiocruz.br