Sala de Imprensa


Apresentação

Seja bem-vindo (a). Este é um espaço onde estão reunidos os textos, materiais de divulgação e as fotos do Canal Saúde. Criamos a página para facilitar o acesso a informações que possam contribuir para matérias, trabalhos e pesquisas, disponíveis para livre utilização, desde que sejam creditadas e não haja vínculo comercial.

Aqui ainda estão indicadas fontes para falar sobre o Canal Saúde, a Comunicação e Saúde e Saúde Pública. Os apresentadores e gestores do canal de TV são profissionais que lidam diariamente com esses temas e têm o aprofundamento necessário exigido pela produção de conteúdo de um jornalismo especializado.

Nesta mesma página, é possível encontrar os releases do Canal Saúde com as últimas notícias e, ainda, enviar releases para pautar a produção da TV. Os textos próprios podem ser compartilhados com todas as mídias sociais.

Esperamos que esta organização seja útil a você. O que produzimos é para o alcance de todas e todos. Afinal, somos um canal público!

Releases

Vacinas no Brasil é o tema do Sala de Convidados. Quinta-feira (3/9), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde [ 02/09/2020]

A história das vacinas no Brasil começou a ser contada há dois séculos. Há uma longa tradição e acúmulo de conhecimento e experiências bem-sucedidas no campo da imunização no país. Desde o início do século 19, a vacina tem sido grande aliada na prevenção de doenças graves, começando pela varíola em 1804, e responsável pela erradicação de algumas delas. Por essa razão, no século seguinte, nos anos 1970, criou-se o calendário básico de vacinação, que incluía quatro vacinas para proteger crianças de até um ano de idade contra sete doenças. Hoje, o Calendário Nacional de Vacinação contempla de crianças a idosos e inclui outros grupos, como gestantes e populações indígenas.

A evolução das vacinas no país trouxe resultados significativos para a população, que resultaram na formulação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1973. As ações de imunizações perderam o caráter episódico, de descontinuidade e de baixa área de cobertura, para serem desenvolvidas rotineiramente na rede de serviços de saúde.

Com todo esse histórico e o rigor no processo de desenvolvimento de uma vacina, regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil está preparado para enfrentar o grande desafio de testar e produzir, a partir da segurança e eficácia comprovadas nos testes, o imunizante contra a Covid-19. São quatro estudos internacionais em andamento no país, e a distribuição de lotes para vacinar a população tem previsão para o primeiro semestre de 2021.  

O Sala de Convidados desta quinta-feira, 3/9, das 11h às 12h, vai debater o assunto, ao vivo, com especialistas a distância, além de trazer reportagens que contam um pouco da história brasileira das vacinas e o panorama do avanço dos testes no país, para a imunização, em pouco tempo, contra a Covid-19.   

Você também é nosso convidado. Participe do debate enviando perguntas e comentários antecipados ou no próprio dia, durante o programa. 

Dicas importantes

O programa mudou para às quintas-feiras, mas continua ao vivo no mesmo horário, das 11h às 12h. Outra mudança importante é para quem assiste por meio de antena parabólica. O Canal Saúde está em nova frequência, 4085 e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 
www.facebook.com/canalsaudeoficial
www.instagram.com/canalsaudeoficial
www.youtube.com/canalsaudeoficial
twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br
 

Apresentadores

Ellen Paes

Jornalista, pós-graduada em telejornalismo, diretora e roteirista de audiovisual. Já atuou como repórter nas mais diversas áreas do jornalismo, de rádio à internet, passando por jornal impresso e televisão. Foi repórter da afiliada do SBT em Natal/RN e hoje atua como repórter, apresentadora e roteirista no Canal Saúde. Em 2018 estreou no YouTube como uma das apresentadoras do web programa “Querendo Assunto”, canal de variedades protagonizado por mulheres negras.

Renato Farias

Sanitarista, pós-graduado em Laços Brasil e África e em Preparação Corporal nas Artes Cênicas. É ator e diretor da Companhia de Teatro Íntimo e apresentador dos programas semanais “Unidiversidade” e “Ciência & Letras”, além de mestre de cerimônias em eventos do Canal Saúde, onde entrou em 1995. Desde então, atuou como produtor, diretor de externas, locutor e coordenador de projetos, além de ter ancorado os programas “Canal Saúde” e “Sala de Convidados”.

Yasmine Saboya

Jornalista e pós-graduada em História, integra a equipe do Canal Saúde desde 2008. Está à frente do programa semanal “Em Família”, mas também é possível assisti-la no ao vivo “Sala de Convidados” e no programa “Canal Saúde na Estrada”. Fez reportagens sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados brasileiros e cobriu as conferências de saúde - inclusive a 14ª Conferência Nacional de Saúde -, eventos de grande importância para o setor.

Gestores

Márcia Correa e Castro - coordenação

Jornalista, com mestrado e doutorado em educação pela PUC-Rio. Atua no Canal Saúde desde 1996, assumindo sua coordenação em 2002. Foi professora do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, responsável pelas disciplinas de telejornalismo e jornalismo comunitário. Fundou, em 1992, a Bem TV - Educação e Comunicação, organização da sociedade civil que utiliza a comunicação como metodologia em processos educativos voltados a jovens de classe popular, e colaborou na fundação do Canal Comunitário do Rio de Janeiro, em 1995. Na I Conferência Nacional de Comunicação, representou o poder público como delegada eleita.

Arlindo Fábio Gómez de Sousa - coordenação

Sociólogo e professor de saúde pública, idealizou e fundou o Canal Saúde. Atuou como diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), foi vice-presidente de ensino da Fundação Oswaldo Cruz e também chefe de gabinete da presidência dessa instituição. Nos anos 1990, presidiu a Associação de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), assumindo sua representação no Conselho Nacional de Saúde. Nas conferências nacionais de saúde, participou da comissão organizadora da VIII conferência, a mais emblemática de todas elas para a Saúde Pública, e foi relator da IX edição do evento.

Coordenação de Comunicação Social – Canal Saúde

(21) 3194-7709/ 3194-7727

ascom@fiocruz.br

canal@fiocruz.br