29/09/2006 :: Brasil: quarto lugar no mundo em número de crianças e adolescentes obesos. Veja no Canal Saúde
Futebol e feijão com arroz versus videogame e hambúrguer com fritas
As novas gerações de crianças e adolescentes brasileiros estão trocando a bola pelo videogame e a dupla mais famosa da culinária brasileira pelo colorido das caixas de hambúrguer com batata-frita do fast-food. Veja no Canal Saúde, amanhã, sábado (30), às 9h, na TVE-RJ, como a mudança de comportamento contribuiu para colocar o país entre as quatro nações do mundo com maior número de crianças e adolescentes obesos, o equivalente a 15% da juventude nacional. Pela parabólica e na internet, o programa vai ao ar terça-feira (3), às 12h05.
22/09/2006 :: O que determina as más condições de saúde da população? Reflita com o Canal Saúde, amanhã (23), e terça (26)
O Canal Saúde de amanhã, sábado (23), às 9 horas, na TVE-RJ, debate os Determinantes Sociais da Saúde (DSS), que incluem condições socioeconômicas, culturais e ambientais de uma sociedade, e relacionam-se com as condições de vida e trabalho de seus membros, como habitação, saneamento, ambiente de trabalho, serviços de saúde e educação. As desigualdades decorrentes das condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham são injustas e inaceitáveis, e por isso são denominadas de iniqüidades. No Brasil, essas injustiças têm se mantido por gerações reproduzindo pobreza e discursos vazios dos governantes. Pela parabólica e na internet, o programa vai ao ar terça-feira (26), às 12h05.
15/09/2006 :: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva no Canal Saúde
O Canal Saúde de amanhã, sábado (16), às 9h, na TVE-RJ, recupera o mote do 8ª Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), realizado no Rio de Janeiro, no mês de agosto. Ao longo do programa, o tema “saúde coletiva em um mundo globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas” norteia o debate. A globalização universalizou problemas e soluções ou eles continuam locais? Pela parabólica e na internet, o programa vai ao ar terça-feira (19), às 12h05.
18/08/2006 :: Do exílio às residências terapêuticas no Sistema Único de Saúde. Os caminhos da psiquiatria no Brasil
A sociedade ainda enfrenta dificuldade na hora de aceitar o diferente, mas quando o assunto é saúde mental avanços já podem ser notados. Da completa exclusão, passando pela luta antimanicomial, às atuais residências terapêuticas. O Canal Saúde deste sábado, dia 19, às 9 horas, na TVE-RJ, debate a evolução do tratamento psiquiátrico no Brasil, e avalia o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Pela parabólica e na internet, o programa vai ao ar dia 22, às 12h05.
02/08/2006 :: Ações judiciais no Sistema Único de Saúde: ganha o indivíduo, perde o coletivoQuando a saúde pública tem de priorizar o cidadão com mandado judicial
A Saúde no Brasil é direito de todos, ela deve ser universal e equânime, ou seja, atender a todos e da mesma forma. Mas a força da Justiça pode estar desvirtuando esses preceitos. O Canal Saúde do dia 05, na TVE-RJ, às 9:00 horas, mostra como gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) convivem com ordens judiciais que muitas vezes quebram a lógica democrática do Sistema e priorizam indivíduos em detrimento do coletivo. Pela parabólica e na internet, o programa vai ao ar dia 08, às 12h05.
21/07/2006 :: Plantas medicinais, fitoterapia, homeopatia, acupuntura e termalismo: terapias integradas ao Sistema Único de Saúde
O Canal Saúde deste sábado (22), às 9 horas, na TVE-RJ, mostra porque as terapias chamadas alternativas agora fazem parte das políticas públicas do Ministério da Saúde (MS). Saiba que apesar de tradicionalmente participarem do cotidiano da população essas terapias passam pelo crivo da pesquisa e devem ter eficácia comprovada antes da adoção pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e para exercê-las há regras. Veja como a população está sendo beneficiada pela adesão dessas terapias ao Sistema no Canal Saúde. Pela parabólica e na internet, o programa vai ao ar dia 25, às 12h05.
07/07/2006 :: Cem anos de cirurgia plástica no Brasil. Canal Saúde debate o papel social da especialidade, inclusive no Sistema Único de Saúde
O Canal Saúde debate as funções estética e reparadora da cirurgia plástica, que completa 100 anos no Brasil. Do desejo de ver refletido no espelho algo agradável aos próprios olhos (ou da sociedade) à situação de uma cirurgia reparadora, a plástica avança no país. Ocupamos o segundo lugar no ranking mundial em números de cirurgias plásticas realizadas, atrás apenas dos Estados Unidos. O programa mostra ainda em que situações o cidadão pode realizar uma cirurgia reparadora gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Canal Saúde vai ao ar sábado, dia 08, às 9 horas, na TVE-RJ. Pela parabólica e na internet, veja no dia 11, às 12h05.
28/06/2006 :: Atenção Básica: porta de entrada no Sistema
Avanços, limites e desafios do primeiro nível de atendimento do SUS
Na lógica do Sistema Único de Saúde (SUS) o atendimento planejado ao cidadão deve começar na chamada Atenção Básica, centrada na promoção da saúde e na prevenção. É na Atenção Básica que o cidadão recebe as primeiras orientações e encaminhamento. Nos últimos anos a chamada porta de entrada no Sistema, que se propõe universalista, avançou e cobriu um maior número de pessoas. Saiba no Canal Saúde do dia 04 como funciona, quem financia, de quem é a responsabilidade, qual o poder de eficácia, quais os avanços, desafios e limites da Atenção Básica – primeiro nível de atendimento do SUS.