Notícias

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) é o tema do Sala de Convidados [16/08/2019]



A 16ª Conferência Nacional de Saúde (16ª CNS), realizada em Brasília entre os dias 4 e 7 de agosto, reuniu cerca de cinco mil participantes no maior evento de mobilização social do país. Com o tema Saúde e Democracia, a conferência trouxe o sobrenome de 8ª + 8, porque, além de ter o mesmo tema da 8ª Conferência Nacional de Saúde, que lançou as bases para a construção do SUS, procurou resgatar o espírito e as diretrizes 8ª CNS, realizada em 1986.

A etapa nacional, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, teve seu relatório final composto por 31 diretrizes e 329 propostas vindas de todos os estados brasileiros. Esse relatório, consolidado em Brasília depois de mais de três mil conferências preparatórias realizadas por estados e municípios, vai orientar a definição das políticas públicas da área da saúde. Também foram aprovadas 56 moções, que marcam o posicionamento da conferência em relação a temas ligados à saúde. Dessas, três foram aprovadas por iniciativa de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O relatório final de 16ª CNS será divulgado ainda este ano, mas antes o Canal Saúde reúne alguns dos atores que participaram da organização do evento para discutir como foi a 16ª Conferência Nacional de Saúde, fazer um balanço do evento e debater suas implicações e os desafios que o setor saúde tem pela frente. O encontro acontece na próxima edição do Sala de Convidados, excepcionalmente gravada, que vai ao ar na terça-feira (20/08), às 11h.

Para abordar o tema, estarão no estúdio do Canal Saúde o conselheiro nacional de saúde e membro da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde, André Luiz de Oliveira; a relatora geral da 16ª CNS, Francisca Rêgo de Araújo; e o representante do Ministério da Saúde na Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde, Neilton Oliveira. Não perca!

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br. 

Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 3675). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na página principal em Web TV (acessível por computadores e dispositivos móveis).

www.canalsaude.fiocruz.br  facebook.com/canalsaudeoficial   twitter.com/canalsaude   instagram.com/canalsaudeoficial

Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz 
Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti da Fonseca
gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7707

Coordenação: Ana Cristina Figueira