Notícias

Canal Saúde destaca novidades na programação no aniversário de 123 anos da Fiocruz [23/05/2023]



O Canal Saúde está com novidades em sua grade de programação para o aniversário de 123 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), celebrado no dia 25 de maio. Novas temporadas de seus programas de produção própria, mais destaque para os documentários e novas parcerias estão entre os principais pontos. 

O Canal traz as novas temporadas do Ciência e Letras, fruto de uma parceria com a Editora Fiocruz; Tocando a Real, programa criado para a internet e que é lançado primeiro no YouTube e depois vai ao ar na televisão; e Ligado em Saúde, programa de serviço que esclarece dúvidas sobre temas específicos de saúde. 

Uma das novidades é que o Ligado em Saúde está de apresentadora nova. O programa agora é comandado pela jornalista Barbara Pereira, mestra em Educação e doutora em Memória Social, que já atuou no Canal como repórter e teve passagens por veículos como a TV Escola e o Sistema Globo de Rádio. Além disso, também tem episódios novos do Comunidade em Cena, que retrata experiências bem-sucedidas de promoção da saúde desenvolvidas por grupos populares em ambientes urbanos em programas construídos em diálogo com os protagonistas das iniciativas retratadas.

A faixa noturna da programação, entre 22h e 00h, de segunda a sexta, é dedicada principalmente aos documentários. E a grande novidade é o Cine Saúde Indígena, que vai ao ar toda segunda-feira às 22h, com reprise às quartas no mesmo horário. Ele traz documentários e filmes sobre a temática indígena, com algumas das produções realizadas por indígenas. A exibição de grande parte destas importantes obras é fruto da parceria que o Canal Saúde tem com a TVE Bahia.

Cine Saúde Indígena

Entre os filmes em exibição estão o vídeo-documentário Aldeia do Cachimbo, que apresenta indígenas narrando a reconquista de seu território e partilhando o prazer da vitória de viver juntos, realizado em processo de cocriação, entre vários indígenas e três não indígenas; Ava Kuña, Aty Kuña / Mulher Indígena, Mulher Política, curta-metragem documental que mescla as impressões de uma mulher branca com as explicações de uma mulher Guarani Kaiowá sobre a Assembleia de Mulheres Indígenas, a Kuñangue Aty Guasu; e Mãtãnãg, A Encantada, que conta a história de uma indígena que segue o espírito de seu marido, morto picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos, baseado em uma história tradicional do povo Maxakali e falado em seu idioma, com legendas.

A faixa noturna segue exibindo o Cine Saúde, segundas às 23h30 e terças às 23h, que traz, entre outros filmes, documentários de produção própria do Canal Saúde, como Amefricanidades, que conta a história da filósofa, antropóloga, professora, escritora, intelectual, militante do movimento negro e feminista Lélia de Almeida Gonzalez, e Territorialidade, que discute a importância desse conceito. Entre outros destaques da faixa estão o programa VideoSaúde, fruto de parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), que apresenta produções do acervo da VideoSaúde; e Mulhere-se, programa que traz à tona o protagonismo da mulher na sociedade, produzido pela Rede Minas, parceira de longa data do Canal Saúde.

Parcerias

Mantendo a diversidade regional como uma de suas principais metas, o Canal Saúde traz em 2023 outras duas parcerias de veiculação: com a TV UFMA, da Universidade Federal de São Luís do Maranhão, e com a TV Cidade João Pessoa, da Prefeitura da capital paraibana, que através da sua Secretaria de Educação e Cultura, tem grande alcance na região metropolitana da cidade.

Da TVC João Pessoa, a novidade na grade do Canal Saúde é o programa Cena Preta, que vai ao ar às quartas-feiras, às 13h15, e aborda questões sobre resistência e cultura de pessoas pretas. Já da TV UFMA, um dos principais destaques é o programa Sexagenários, que aborda temáticas sobre a terceira idade como aposentadoria, saúde, alimentação, vida sexual e afetiva, entre outros assuntos, e que vai ao ar às segundas, às 12h30, com reprises quartas e sextas no mesmo horário.

Outra novidade fruto de parcerias na programação é a nova temporada do programa Fala Cientista, da TVU RN, canal universitário do Rio Grande do Norte. O programa de divulgação científica, que vai ao ar aos sábados, às 19h15, entrevista pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mostra o que acontece nos bastidores da pesquisa.

E falando em novas temporadas, também tem a segunda temporada do programa Amor de Cozinha, no qual a chef Regina Tchelly, da ONG Favela Orgânica, busca mudar a relação das pessoas com os alimentos e evitar o desperdício, mostrando novos jeitos de olhar para a comida, ensinando receitas e dando dicas.

E o Canal Saúde mantém também a bem sucedida parceria com o Canal Futura, que este ano traz várias novidades como o Show da História, série com uma linguagem jovem e bem humorada no qual dois adolescentes com figuras da história do Brasil usando uma máquina do tempo e vai ao ar às segundas às 17h15; e Idade Mídia, que discute as oportunidades e riscos de aprender em uma sociedade hiperconectada; que vai ao ar às terças, às 17h15. Além das novas temporadas de Expresso Futuro e Futura Profissão, segundas às 8h e terças às 8h respectivamente.

A grade de programação completa do Canal pode ser conferida na seção Programação (https://www.canalsaude.fiocruz.br/programacao) do site. E todas os parceiros podem ser vistos na seção Parcerias/Parcerias de Programação (https://www.canalsaude.fiocruz.br/parcerias/parceriasDeProgramaca).

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude