Notícias

Bate Papo na Saúde - Oficina do CONASS sobre a Comunicação em Saúde

Canal Saúde é parceiro do CONASS em Projeto de Apoio à Comunicação nas Secretarias Estaduais de Saúde. [17/12/2018]



No último dia 6 de novembro o Canal Saúde participou, em Vitória, no Espirito Santo, da 1ª Oficina de Comunicação em Saúde oferecida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). O evento é fruto do Projeto de Apoio às Assessorias de Comunicação das Secretarias de Estado de Saúde, desenvolvido pelo conselho. O Canal Saúde colabora com a iniciativa desse o seu começo, ajudando a desenhar as oficinas. No Espirito Santo a coordenadora do Canal Saúde Márcia Correa e Castro proferiu a palestra inicial, falando sobre as interfaces entre os conceitos de comunicação e saúde.

Participaram cerca de 40 pessoas, entre diretores de hospitais, equipe da assessoria de comunicação, além dos superintendentes das áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, tais como vigilância em saúde, vacinação, DST/Aids etc. O objetivo desse primeiro encontro foi o de sensibilizar os técnicos da gestão para a importância da comunicação no fortalecimento do sistema de saúde. Após esse primeiro encontro a equipe da SES pode escolher outras formações, a partir de um “cardápio” oferecido pelo CONASS. Entre as possibilidades está uma oficina de produção de vídeos a ser ministrada pelo Canal Saúde.

Para a coordenadora do Canal Saúde a comunicação precisa ser incorporada como um elemento estratégico na operação do Sistema Único de Saúde:

- No fim das contas o que se faz dentro dos hospitais, nos postos de saúde, etc não é visível, é como se jamais acontecesse. A verdade está sendo construída em espaços como a mídia hegemônica, as redes sociais, o bate papo no botequim, os grupos do WhatsApp... É preciso planejar, executar, monitorar e avaliar ações de comunicação de modo permanente, para garantir acesso a esses espaços e disputar com outros atores sociais o sentido das ações de saúde junto ao público.

Para o secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, entre os inúmeros desafios do SUS, a comunicação é o maior deles. Segundo ele, mesmo que se coloque mais dinheiro no SUS ou que se aperfeiçoe o modelo de assistência, se a comunicação não for eficiente, o sistema não terá êxito. Trabalhar pelo fortalecimento da comunicação, de acordo com Frutuoso, foi uma decisão da diretoria do CONASS:

- Nós fazemos uma comunicação reativa, onde esperamos a manifestação da mídia para só então nos posicionarmos. Não conseguimos mostrar a eficiência do sistema, por isso em uma decisão da nossa diretoria resolvemos montar esse projeto que busca contribuir com a qualidade da comunicação nas secretarias estaduais de saúde – explicou, citando que o Espírito Santo foi pioneiro na implantação do projeto.
Confira a cobertura do evento no programa “Bate Papo” e veja a matéria na Revista “Consensus” do CONASS: http://www.conass.org.br/consensus/conass-promove-1-oficina-de-comunicacao-em-saude-espirito-santo/

Canal Saúde/Fiocruz