Notícias

Canal Saúde estreia programa para aproximar ciência e público [05/02/2021]



O novo programa produzido pelo Canal Saúde, estreia na segunda-feira (8/2), às 15h, ao vivo no canal da emissora no YouTube. Ele entra na programação no lugar do Boletim Corona, que deixa a grade depois de quase um ano de cobertura diária da Covid-19.

A pandemia continua e não deixará de fazer parte do conteúdo do Canal Saúde, inclusive do Boletim Ciência. O que se percebeu durante a ampla cobertura da crise mundial de saúde foram as inúmeras dúvidas acerca da ciência, dos assuntos relacionados a ela e a dificuldade de entender o fazer científico, o que gerou, e ainda gera, muita desinformação. Por essa razão, se decidiu por um programa cuja linha editorial abrangesse a divulgação científica.

O episódio de estreia, Os Caminhos da Ciência, não por menos, será sobre Divulgação Científica. Como se faz ciência e como ela contribui com o conhecimento da população quando explicada de forma simples e atrativa. Segundo a apresentadora Neide Diniz, que se mantém no comando do horário, agora no Boletim Ciência, para enfrentar a pandemia, é importante mostrar às pessoas que a ciência faz parte do cotidiano delas, que há uma coexistência a todo momento sem nos darmos conta.

A periodicidade e os horários serão mantidos, às segundas, quartas e sextas, primeiro no YouTube, ao vivo, às 15h, com reprise na TV nos mesmos dias, às 19h30.   O programa também mantém a duração, o formato e a interatividade, com 20 minutos de giro de notícias e entrevista, e o chat para perguntas e comentários durante a apresentação. Os destaques são a abrangência do conteúdo, a linguagem mais próxima do espectador e a mudança em toda a plástica da atração, como cenário, trilha, entre outros. 

Boletim Ciência

De segunda a sexta-feira, às 15h, no YouTube (youtube.com/canalsaudeoficial) e às 19h30 no Canal Saúde.
Apresentação: Neide Diniz
Produção: Carla Coutinho (carlacouti@gmail.com) e Angélica Paulo (angelica.canalsaude@gmail.com

Sobre a participação no Boletim Ciência

Perguntas e comentários podem ser enviados durante a transmissão ao vivo no nosso canal no YouTube (youtube.com/canalsaudeoficial). As redes sociais do Canal Saúde são outros meios de participação: Instagram (@canalsaudeoficial), Twitter (@canalsaude), Facebook (facebook.com/canalsaudeoficial), além do WhatsApp 21 99701- 8122 e do e-mail canal@fiocruz.br. 

Como assistir ao Canal Saúde

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4 em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, vale lembrar que o Canal Saúde está em nova frequência, 4085, e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. 

www.canalsaude.fiocruz.br  
facebook.com/canalsaudeoficial
instagram.com/canalsaudeoficial
youtube.com/canalsaudeoficial
twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br