O Canal Saúde tem novidade em sua produção de podcasts. Hoje (7/11), começa a segunda temporada do Histórias da Saúde, um programa que narra os principais acontecimentos que construíram a história da Saúde Pública no Brasil e no mundo. Amanhã (8/11), será lançado o novo programa Documentários do Canal Saúde (DoCS), com todos os episódios da temporada sobre Doenças Raras.
O DoCS inaugura também o formato documentário entre os podcasts do Canal Saúde. Produzir um podcast documentário sobre Doenças Raras foi uma escolha pela importância do tema. A ideia era usar uma linguagem que favorecesse a inclusão de depoimentos que trouxessem autenticidade ao assunto e conferissem credibilidade às informações. E não apenas isso, que o registro das realidades fossem feitos de maneira autoral e com o olhar mais atento às delicadezas que cada história apresentada sugere.
O primeiro episódio, “Anna Carolina e o Voo da Borboleta”, conta a trajetória de Anna Carolina, hoje com 39 anos, que desde a infância precisou aprender a conviver com os sintomas da Epidermólise Bolhosa. Doença rara que torna a pele muito frágil e, dependendo do subtipo, pode comprometer mucosas, estrutura óssea e estrutura muscular.
Uma história de superação de tantas formas, inclusive do prognóstico de vida que não passaria dos 25 anos. Com roteiro e apresentação da jornalista Marcela Morato, o primeiro programa da série DoCS irá emocionar os ouvintes e poderá ajudar as pessoas a entenderem um pouco dessa doença rara, não contagiosa e sem cura, que afeta pouco mais de mil pessoas no Brasil.
Já o primeiro episódio da nova temporada do Histórias da Saúde traz a descoberta da vacina. “O Primeiro Vacinado” conta a história do pequeno James e a busca de Edward Jenner pela erradicação da varíola. Gabriel Fonseca, também jornalista do Canal Saúde, escreveu o roteiro com riqueza de detalhes e narrou a história de forma a transportar o ouvinte para o final do século 18.
A primeira temporada do Histórias da Saúde no ano passado reuniu uma série de acontecimentos históricos no campo da Saúde Pública no Brasil e no mundo, como a Revolta da Vacina, Gripe Espanhola, a criação da Fundação Oswaldo Cruz, a realização da Oitava Conferência Nacional de Saúde, entre outros. A segunda, este ano, segue a mesma linha e destaca outras histórias igualmente importantes que permitiram o avanço da ciência e da medicina. Além da descoberta da vacina, os episódios inéditos narram o surgimento da anestesia, a reforma psiquiátrica, a descoberta do soro antiofídico e muito mais.
Os dois podcasts serão semanais. Toda segunda-feira terá episódio inédito do Histórias da Saúde, seguido de um inédito do DoCS, toda terça-feira. Serão oito episódios de cada, com cerca de 20 minutos e 30 minutos, respectivamente. Os programas poderão ser acessados facilmente nos principais agregadores e pelo site do Canal Saúde.
Nessas plataformas, também poderão ser encontrados todos os podcasts do Canal Saúde. São sete programas no total, criados desde 2020, com episódios que podem ser escolhidos pelos temas ou pelo formato do conteúdo:
CoronaFatos - boletim jornalístico que trouxe informações semanais durante os dois primeiros anos de pandemia de Covid-19. Dele derivaram as entrevistas com especialistas à frente da pandemia, no CoronaFatos Entrevista;
Canal Saúde Podcasts - reúne alguns programas do Canal Saúde produzidos para TV convertidos em arquivos de áudio;
Histórias da Saúde - contação de histórias (storytelling) relevantes da Saúde Pública no mundo;
Observatório Canal Saúde - bate papo com comunicadores sobre o universo da comunicação social, além do seu “filhote” Drops, com uma breve descrição sobre as teorias da comunicação;
Documentários do Canal Saúde – documentário que apresenta temas relacionados à ciência e à saúde.
Os podcasts do Canal Saúde podem ser acessados e escutados quando e onde quiser. É possível também sugerir temas para as próximas temporadas do Histórias da Saúde e do DoCS pelos nossos canais de atendimento ou pelas nossas redes sociais.
Acesse os podcasts do Canal Saúde:
Mais informações:
Coordenação de Comunicação Social
(21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br
www.facebook.com/canalsaudeoficial/
www.instagram.com/canalsaudeoficial/