Notícias

Coronavírus no Brasil é o tema do Sala de Convidados. Quinta-feira (14/5), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde [12/05/2020]



No Brasil são cerca de 170 mil casos confirmados de Covid-19, com número superior a 11 mil mortes pela doença, quase 70 mil recuperados e 90 mil em acompanhamento, aproximadamente. A região Sudeste tem o maior número de casos e óbitos, mais de 70 mil e quase 6 mil, respectivamente. O país registrou recorde no número de mortes em 24 horas na semana passada, chegando a 751 pacientes. Os dados apontados pelo Ministério da Saúde levam o Brasil a figurar no epicentro da pandemia na América Latina e o colocam entre as nações com mais número de mortes no mundo. 

Diante do atual cenário brasileiro, governadores e prefeitos discutem a possibilidade de lockdown, palavra de origem inglesa que significa confinamento ou bloqueio total, levando em consideração a realidade de cada município em todos os estados, além do Distrito Federal. Alguns estados já decretaram o nível mais rígido de isolamento social, é o caso do Maranhão, Pará, Ceará (apenas Fortaleza) e Rio de Janeiro (em Niterói e São Gonçalo). 

Paralelo a essa medida, o governo federal segue investindo em equipamentos, kits para testes, aumento de número de leitos e acaba de lançar a Estratégia de Gestão de Riscos, para auxiliar estados e municípios no enfrentamento do novo coronavírus.

Para entender melhor o que está acontecendo no país e os possíveis cenários futuros, inclusive da economia, o Sala de Convidados traz para a conversa o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), Christovam Barcellos; o coordenador de Ações de Prospecção da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Gadelha; e o chefe da Infectologia do Hospital da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Alexandre Naime. A participação dos convidados será ao vivo, ainda remota, nesta quinta-feira (14), das 11h às 12h, no Canal Saúde. 

Participe do debate. Envie perguntas e comentários antecipados ou no próprio dia, durante o programa. Você também é um dos convidados!

Dicas importantes

O programa mudou para às quintas-feiras, mas continua ao vivo no mesmo horário, das 11h às 12h. Outra mudança importante é para quem assiste por meio de antena parabólica. O Canal Saúde está em nova frequência, 4085 e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo , na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br  
facebook.com/canalsaudeoficial
instagram.com/canalsaudeoficial
youtube.com/canalsaudeoficial
twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br