Notícias

Editora Fiocruz completa 30 anos com programação cultural [19/05/2023]



A Editora Fiocruz completa 30 anos em 2023, com atividades entre 22 e 25 de maio – semana do 123º aniversário da Fiocruz. Os eventos comemorativos, que ocorrem na Biblioteca de Manguinhos, campus sede da instituição no Rio de Janeiro (RJ), têm presença confirmada de personalidades dos segmentos do livro e leitura e incluem, no contexto da Festa do Livro Acadêmico, painel de abertura, conversa com autora, lançamento de coleção e homenagem a Milton Ozório Moraes.

A Editora Fiocruz é a casa publicadora de livros acadêmicos da Fiocruz, instituição de pesquisa e ensino vinculada ao Ministério da Saúde. Desde 1993, divulga e amplia o acesso ao conhecimento científico, com mais de 500 títulos publicados, que cobrem variados temas da saúde pública/coletiva, das ciências biológicas e biomédicas às sociais e humanas em saúde.

Ao longo de quatro dias de celebrações, a Festa do Livro Acadêmico | 30 Anos da Editora Fiocruz oferecerá títulos próprios e, com o apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), obras de mais 20 editoras universitárias pela metade do preço. Além dessa iniciativa, a tarde do dia 24 concentrará uma série de atividades culturais, iniciadas pela mesa de abertura O Livro para a Ciência e a Cultura: quais estantes, quais alcances?, com participação do presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi; do recém-eleito presidente da Abeu, Jézio Gutierre; do diretor do Programa SciELO/Fapesp, Abel Packer; da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e diretora da Editora Fiocruz, Cristiani Machado; e de um de seus editores científicos, Gilberto Hochman.

Na sequência, está prevista a conversa Lugar de Mulher É o Livro! com uma das mais destacadas escritoras da literatura afro-brasileira contemporânea, a premiada Eliana Alves Cruz, autora, entre outras obras, de Água de Barrela (Fundação Palmares, 2016; Editora Malê, 2018), Solitária (Companhia das Letras, 2022) e do livro de contos contemplado pelo prêmio Jabuti 2022, A Vestida (Editora Malê, 2021). A mediação ficará a cargo de Arlindo Fábio Gómez de Sousa, fundador do Canal Saúde e professor emérito da Fiocruz. 

Encerra a tarde o lançamento da coleção Bio e de seu primeiro livro, intitulado Tópicos em Virologia, organizado por Elba Lemos, Lívia Villar, Luciane Amado Leon, Monick Guimarães, Sylvia Teixeira e Vanessa de Paula. A coleção Bio tem como temas centrais os relacionados à pesquisa e formação de pesquisadores nas biociências e biotecnologias. A inovação está presente em múltiplos aspectos, inclusive pelo formato exclusivamente digital e em acesso aberto, com possibilidades de atualização periódica. A iniciativa conta com a parceria do SciELO Livros na difusão dos títulos. Participam do lançamento um dos editores responsáveis pela coleção, Rubem Barreto; uma das organizadoras do primeiro título, Elba Lemos; e uma das conselheiras da Editora Fiocruz, Denise Valle (os três são pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz, IOC/Fiocruz). O lançamento incluirá também uma homenagem ao biólogo e pesquisador do IOC/Fiocruz, Milton Ozório Moraes (1971-2022), um dos idealizadores da coleção Bio e dos maiores estudiosos em fisiopatologia da hanseníase. A homenagem será realizada por Flávio Lara (IOC/Fiocruz) e Mauro Rebelo (IBCCF/UFRJ). 

Todas as atividades serão abertas ao público. E, em particular, a sessão do dia 24 de maio terá transmissão ao vivo pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

Confira a programação completa

Luiza Oiticica (Editora Fiocruz)
Agência Fiocruz de Notícias