Notícias

Fiocruz, 120 anos enfrentando epidemias. Quinta-feira (28/5), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde [26/05/2020]



Longe de ser um aniversário comum, a Fundação Oswaldo Cruz comemora seus 120 anos de existência na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus. Não que seja novidade para essa instituição secular combater doenças graves. Sua trajetória registra desde a erradicação da peste bubônica e febre amarela na cidade do Rio de Janeiro até o isolamento pela primeira vez na América Latina do vírus HIV. Referência internacional em saúde e ciência, a história da fundação está relacionada diretamente ao desenvolvimento da própria saúde pública no Brasil.

O mundo está diante do maior desafio de saúde do século 21 e a Fiocruz abriu numerosas frentes de trabalho para lidar com a emergência sanitária em território nacional. O programa Unidos Contra a Covid-19 é um canal com empresas, organizações e indivíduos para uma rede de apoiadores das iniciativas da fundação; a construção do Centro Hospitalar Instituto Nacional de Infectologia, para tratamento intensivo e semi-intensivo de pacientes graves de Covid-19; a publicação do edital de Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais junto a populações vulneráveis; o lançamento da campanha de comunicação Se liga no Corona para a prevenção ao novo coronavírus de populações em situação de vulnerabilidade socioambiental; a coordenação do ensaio clínico Solidarity no Brasil, lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para investigar a eficácia de quatro tratamentos para o novo coronavírus, com o apoio do Ministério da Saúde, entre outras. 

O Sala de Convidados recebe ao vivo, a distância, nesta quinta-feira (28/5), às 11h, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima; o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS/Fiocruz), Paulo Buss; e o coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Paulo Gadelha. Participe também do debate! Envie perguntas e comentários antecipados ou no próprio dia, durante o programa.

Dicas importantes

O programa mudou para às quintas-feiras, mas continua ao vivo no mesmo horário, das 11h às 12h. Outra mudança importante é para quem assiste por meio de antena parabólica. O Canal Saúde está em nova frequência, 4085 e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo , na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br  
www.facebook.com/canalsaudeoficial
www.instagram.com/canalsaudeoficial
www.youtube.com/canalsaudeoficial
twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br