Notícias

Fiocruz Amazônia celebra 25 anos com eventos científicos [22/08/2019]



Instituído oficialmente por meio da Portaria Fiocruz nº 195, de 19 de agosto de 1994, como Escritório Técnico da Amazônia (ETA-Fiocruz), o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) completa em agosto 25 anos.

As comemorações do seu jubileu vão ocorrer até 2020, com uma programação variada que inclui eventos científicos, de popularização da ciência e de geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico, voltado para a promoção da saúde, qualidade de vida, meio ambiente, sustentabilidade e cidadania.

O jubileu do Fiocruz Amazônia vem sendo pensado desde o início deste ano e, com o apoio da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), um selo foi criado especialmente para este aniversário.

Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Numa propositura da autoria da deputada estadual Alessandra Campelo, no dia 23 de agosto, às 13h, uma Sessão Especial, a ser realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), marcará o jubileu da Fiocruz Amazônia, com o reconhecimento parlamentar da importância da instituição para o Amazonas. Aberta ao público, a Sessão Especial será realizada no Plenário Ruy Araujo, na Av. Mario Ypiranga Monteiro, 3.950 – Parque 10. 

Na ocasião, será lançada a 4ª edição da Fiocruz Amazônia Revista, uma publicação de divulgação científica da unidade regional da Fundação, que numa edição especial trará um resgate histórico do Instituto.

Mostra de filmes

As celebrações do jubileu deram início em junho, com a mostra de filmes de Adrian Cowell – Um olhar sobre a Amazônia, que abordou questões socioambientais e políticas da Amazônia Brasileira. O evento aconteceu entre os dias 12 e 14 de junho, no Casarão de Ideias, que fica no Centro de Manaus.

Para acompanhar as celebrações do jubileu da Fiocruz Amazônia acesse e curta a fanpage do instituto.

Marlucia Seixas (Fiocruz Amazônia)
Agência Fiocruz de Notícias