Notícias

(Foto: IFF/Fiocruz)

Fiocruz participa de homenagem à enfermagem na ANM [18/05/2020]



A Academia Nacional de Medicina (ANM) realizou um simpósio virtual (14/5) como parte das comemorações do Dia da Enfermagem (12/5) em 2020, declarado o Ano Internacional de Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A homenagem contou com a participação da presidente Nísia Trindade Lima, ao lado de acadêmicos e representantes de escolas de enfermagem e instituições da categoria. 

A presidente da Fiocruz lembrou da importância da enfermagem no cuidado à saúde da população. “São mais de dois milhões de enfermeiras e enfermeiros atuando em todos os municípios brasileiros e em todos os níveis de atenção do [Sistema Único de Saúde] SUS”, destacou. Ela ressaltou o importante papel e as dificuldades que enfrentam quando atuam no combate a pandemia de Covid-19, que já vitimou fatalmente em torno de 100 profissionais da categoria. Para Nísia, é necessário fortalecer esse trabalho, afirmando que o início do funcionamento do Centro Hospitalar da Fiocruz em Manguinhos (RJ), “é mais uma das ações onde o trabalho desses profissionais será essencial”.

Durante o evento, foi apresentado um histórico da profissão, do surgimento da enfermagem moderna com Florence Nightingale (os 200 anos de seu nascimento inspiraram a homenagem da OMS), até a fundação das primeiras escolas do Brasil, no final do século 19. O ensino e as perspectivas atuais de desenvolvimento da profissão também foram temas do seminário.

Segundo a OMS, existem cerca de 28 milhões de profissionais de enfermagem em todo o mundo, ainda assim há um déficit global de quase seis milhões. A formação e prática profissional passam por um forte incremento tecnológico, e a tendência atual é o desenvolvimento da Enfermagem de Práticas Avançadas, com profissionais especializados, com competência clínica e de gestão em saúde.

Gustavo Mendelsohn de Carvalho
Agência Fiocruz de Notícias