Notícias

Patativa do Assaré e a Literatura de Cordel é o tema do Ciência e Letras. Próxima terça-feira (14/7), às 10h, no Canal Saúde [10/07/2020]



Patativa do Assaré foi poeta popular e repentista com inúmeras premiações e homenagens. Recebeu cinco títulos de Doutor Honoris Causa.  Nascido em Assaré (CE), recebeu o apelido por ter sua poesia comparada ao belo canto da ave nativa da Chapada do Araripe. 

Seu trabalho como repentista começou na adolescência, com apresentações em eventos. Já na vida adulta, participando do programa da Rádio Araripe, foi descoberto pelo latinista José Arraes de Alencar, que reconheceu seu talento e o incentivou a escrever seu primeiro livro, “Inspiração Nordestina”.

Patativa do Assaré teve suas obras traduzidas para diversos idiomas, além de serem estudadas pela Sorbonne, universidade pública de Paris (França), na disciplina de Literatura Popular Universal. E para conhecer um pouco mais sobre o Poeta Social, o apresentador Renato Farias conversa com a doutora em Literatura Comparada pela Sorbonne e pesquisadora da Casa de Rui Barbosa, Ivone Ramos Maya. O programa vai ao ar na próxima terça-feira (14), às 10h, no Canal Saúde.

Sobre o Ciência e Letras

O programa, fruto de uma parceria entre o Canal Saúde e a Editora Fiocruz, é para os amantes de livros em geral e promove o encontro entre a escrita da academia e os temas de outros saberes. Inédito às terças-feiras, às 10h, para todos os públicos.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br
www.facebook.com/canalsaudeoficial  
www.instagram.com/canalsaudeoficial     
twitter.com/canalsaude  

Mais informações:  canal@fiocruz.br - WhatsApp 21 99701 8122