Notícias

Pedro Cesarino é o tema do Ciência e Letras. Terça-feira (24/5), às 10h, no Canal Saúde [19/05/2022]



Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Pedro de Niemeyer Cesarino concluiu seu mestrado e doutorado em Antropologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e recebeu o Prêmio Jabuti de Ciências Humanas pelo livro “Oniska: Poética do xamanismo na Amazônia”, resultado de sua tese de doutorado. Atualmente é professor do Departamento de Antropologia da USP, onde trabalha com pesquisas em etnologia indígena, com ênfase em estudos sobre xamanismo, cosmologia, tradições orais, tradução e antropologia da arte.

Viveu com os Marubos, povos indígenas do Vale do Javari, no Amazonas e essa experiência rendeu o livro que organizou e traduziu, “Quando a Terra Deixou de Falar - Cantos de Mitologia Marubo”, além de duas peças teatrais: "Raptada Pelo Raio - Poema Cênico de Amor e Morte" (2009) e “Cia. Livre Canta Kaná Kawã” (2014).

Seu vínculo com o teatro teve início em 2007, quando foi convidado pela diretora da Cia. Livre, Cibele Forjaz para colaborar com os estudos sobre as culturas indígenas, afro-brasileiras e mestiças na realização do projeto "Mitos de Morte e Renascimento na Cultura Brasileira", e a parceria segue até os dias atuais.

Para apresentar suas produções, o antropólogo, etnólogo, filósofo, tradutor, escritor e poeta, Pedro Cesarino conversa de forma remota com o apresentador Renato Farias no Ciência e Letras desta semana.

Sobre o Ciência e Letras

O programa, fruto de uma parceria entre o Canal Saúde e a Editora Fiocruz, é para os amantes de livros em geral e promove o encontro entre a escrita da academia e os temas de outros saberes. Inédito às terças-feiras, às 10h, para todos os públicos.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br

www.facebook.com/canalsaudeoficial  

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude  

Mais informações: canal@fiocruz.br - WhatsApp 21 99701 8122