Notícias

Portal de Boas Práticas traz orientações na pandemia [25/05/2020]



Atualmente, todas as atenções estão voltadas ao novo coronavírus, responsável pela pandemia que desde novembro tem tomado grandes proporções, até que em fevereiro chegou ao Brasil, e, desde então, muitas pesquisas, discussões e estudos vem sendo realizados acerca do tratamento, prevenção e circulação do vírus no país. Neste sentido, o Portal de Boas Práticas, iniciativa do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), tem sido um grande aliado na disseminação de conhecimento para a organização dos serviços e melhoria da prática clínica, com a disponibilização de documentos das autoridades sanitárias brasileiras, orientações e notas técnicas nacionais sobre o cuidado com gestantes/puérperas, recém-nascidos e crianças. 

Essa iniciativa, única no seu segmento em âmbito nacional, de acesso livre e gratuito, entrou no ar em outubro de 2017. Desde então, tem se mostrado importante na melhoria do cuidado a mulheres, recém-nascidos e crianças. Integrado por instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil, o Portal atua no âmbito da difusão de conhecimentos para a implantação de políticas e programas de saúde, baseados no cenário demográfico e epidemiológico e na melhor evidência científica disponível, em consonância com uma das atribuições do IFF como Instituto Nacional do Ministério da Saúde (MS).

Toda semana uma nova postagem é publicada no Portal de Boas Práticas. Especialistas de todo o Brasil compõe equipes responsáveis pelo conteúdo, que é sistematizado em apresentações de slides e vídeos curtos, facilitando o acesso por profissionais de saúde do grupo multiprofissional, cujos dias são de intensa dedicação ao cuidado de mulheres, recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Os Encontros com especialistas proporcionam a aproximação dos usuários aos profissionais de referência nacional, palestrantes de grandes congressos. São lives do tipo webinar sobre temas recortados do cuidado em saúde. Para participar, os usuários devem estar cadastrados no Portal de Boas Práticas; qualquer pessoa pode se cadastrar gratuitamente. Antes e durante a transmissão ao vivo, os participantes enviam dúvidas que são respondidas pelos especialistas durante um debate com cerca de uma hora de duração.

A partir do impacto da pandemia, além da sistematização de conteúdo para facilitar o acesso ao conhecimento em momento de grande volume de informações, o Portal de Boas Práticas priorizou também a realização de encontros com especialistas voltados especificamente à orientação dos serviços de saúde para a prevenção e controle da Covid-19. “Com isso, o Portal teve um aumento significativo no ritmo de acessos. Além de ser um potencial instrumento reconhecido por profissionais e gestores do Ministério da Saúde, instituições acadêmicas, secretarias municipais e estaduais e profissionais da saúde, ele exerce função estratégica de disseminação de conhecimento em âmbito nacional, levando as melhores evidências de uma forma sistematizada”, enfatizou a médica, pesquisadora e coordenadora do projeto, Maria Auxiliadora Gomes, indicando ainda a contribuição do Portal de Boas Práticas na gestão e organização da rede, na redefinição de fluxos e nas questões do manejo clínico.

Já aconteceram onze Encontros com Especialistas – cinco (5) na área do cuidado ao recém-nascido; quatro (4) na área do cuidado à gestante e dois (2) na atenção à criança, alguns com quase 2.000 participantes online.

Segundo uma usuária do Portal, a ferramenta tem sido essencial para atualização dos temas relacionados ao cuidado com gestantes, crianças e recém-nascidos, em especial, neste momento de Pandemia. “A oportunidade da leitura dos documentos e participação dos encontros com especialistas estão sendo fundamentais para a definição do fluxo das unidades, sem deixar de ter atenção para os outros problemas que sempre vivenciamos em nossas Unidades. Momento difícil de adaptação e reinvenção de todos, e esse acesso ao Portal tem sido muito importante para nós. Obrigada pela iniciativa”, declarou.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Auxiliadora Gomes, “uma vez que se trata de uma doença nova, emergente, há um cenário vasto de produção de informações, gerando dificuldades aos profissionais que estão na atenção clínica, e também na tomada de decisão dos gestores de como o Sistema Único de Saúde (SUS) deve se organizar. Nesta perspectiva, o Portal agrega, organiza, sistematiza e processa as informações, para que possam ser gerenciadas e aplicadas à saúde de mulheres, crianças e recém-nascidos”, pontuou.

Como órgão auxiliar do MS, o IFF/Fiocruz tem a missão de promover a saúde da mulher, da criança e do adolescente e fortalecer o SUS. Sobre este compromisso no momento da pandemia, Maria reafirma a atuação do Portal de Boas Práticas neste cenário de crise sanitária. “Estamos trabalhando para reduzir o impacto negativo da pandemia, tanto diretamente pela doença, quanto pelo impacto que isso tem nos fluxos, na disponibilização dos serviços e no acesso ao serviço de qualidade,” finalizou.

Confira aqui links para o conteúdo do Portal de Boas Práticas sobre Covid-19. 

Suely Amarante (IFF/Fiocruz)
Agência Fiocruz de Notícias