Notícias

Profissionais de Cultura e Saúde é o tema do Sala de Convidados [19/07/2023]



O tema do Sala de Convidados desta semana trata da população itinerante que trabalha com arte e cultura. Pessoas que não têm endereço fixo e precisam acessar os serviços de saúde como qualquer outro indivíduo. Incluem-se malabares, acrobatas, músicos, poetas, ciganos, profissionais circenses, entre outros artistas que têm um modo de viver não convencional. Como são atendidas as pessoas que não possuem comprovante de residência para apresentar numa Unidade Básica de Saúde (UBS)? 
  
Em 2021, o Ministério da Saúde ampliou o acesso à saúde dessas populações, identificando a itinerância no Cartão Nacional de Saúde pelo aplicativo ConecteSUS. A presidente da União Brasileira de Circos, Marlene Querubim, conversou com a equipe de reportagem do Sala de Convidados e explicou que, apesar da forte campanha para garantir esse direito, a política efetivada tem muitas fragilidades que impedem a continuidade do atendimento. 

O debate sobre o tema é ao vivo, nesta quinta-feira (20/7), das 11h às 12h. A apresentadora Yasmine Saboya conversa com o diretor de Circo e Variedades do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ), Limachem Cherem; o doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do Núcleo de Investigação Resistência e Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NIRA/UERJ), Claudio Barría Mancilla; e a coordenadora de Acesso e Equidade da Coordenação Geral de Saúde da Família e Comunidade da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde – SAPS-MS, Lilian Gonçalves. 

E você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o programa ao vivo.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.


www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br