Notícias

Sala de Convidados discute as Conferências Livres de Saúde [09/05/2023]



A 17ª Conferência Nacional de Saúde, que traz nesta edição o tema ‘Amanhã vai ser outro dia!’, está a todo vapor. E o Sala de Convidados desta semana vai discutir as Conferências Livres de Saúde, que são uma parte fundamental desse que é um dos mais importantes espaços de diálogo entre a sociedade e o governo para a construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e um dos maiores eventos de participação popular do país.

As Conferências Livres são etapas preparatórias para a etapa nacional, assim como as etapas municipais e estaduais, e na 17ª edição da Conferência Nacional de Saúde elas ganharam ainda mais importância. As conferências livres de saúde geralmente são organizadas por movimentos sociais abordando temas específicos e, pela primeira vez, poderão enviar propostas e eleger delegados para a etapa nacional, desde que cumpram alguns requisitos, como ter sido validadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), ter representatividade nacional e contar com pelo menos 50 participantes. 

Para saber mais sobre as Conferências Livres de Saúde, que acontecem até o final de maio, o Sala de Convidados discute o tema nessa quinta-feira (11/05), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. 

E para isso, a apresentadora Yasmine Saboya conversa com a médica, relatora da Conferência Livre Nacional de Saúde da Mulher Jaqueline Goes  e secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia de 2017 a 2022, Julieta Palmeira; a enfermeira, conselheira nacional de saúde e coordenadora adjunta da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do CNS, Vitoria Davi Marzola; e o secretário geral da 1ª Conferencia Livre Nacional de Saúde com a População de Rua e integrante da Comissão Organizadora da 17ª Conferência Nacional de Saúde, Vanilson Torres.

Você também é nosso convidado. Mande perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo WhatsApp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o programa ao vivo.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.


www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br