Notícias

Saúde dos Idosos na Pandemia é o tema do Sala de Convidados. Quinta-feira (11/3), às 11h, ao vivo, no Canal Saúde [10/03/2021]



Desde o início da pandemia do novo coronavírus, os idosos foram identificados como o grupo de risco de maior vulnerabilidade para a contaminação e o agravamento dos sintomas da Covid-19. Isso porque o envelhecimento diminui a capacidade de reação do sistema imunológico, além do acometimento por doenças crônicas, mais comuns com o avançar da idade. E não foi à toa a preocupação com pessoas acima de 60 anos. Apesar de a doença ter se mostrado, ao longo de um ano, perigosa para outras faixas etárias, 80% dos óbitos pela Covid-19 no Brasil foi de idosos.

Mas é importante atentar também para outro grupo quando se pensa em proteção. Com as limitações advindas do envelhecimento, receber ajuda no dia a dia torna-se imprescindível. Pode ser de pessoas que trabalham em abrigos permanentes para idosos, profissionais contratados para estar em casa com o idoso ou um familiar que assume essa função. São todos cuidadores e o contato próximo e diário com pessoas mais velhas traz a preocupação de disseminação do vírus. Além disso, a pesquisa Cuida-Covid, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre agosto e novembro do ano passado, revelou o perfil desse cuidador no Brasil: a maioria é mulher, com mais de 50 anos e com comorbidades. 

Diante da realidade, a vacinação se torna prioritária para idosos e para quem cuida deles. Por essa razão, o Comitê de Saúde da Pessoa Idosa da Fiocruz elaborou uma norma técnica defendendo a aplicação da vacina imediata também aos cuidadores. Mas apesar do reconhecimento deles como grupo prioritário, a aplicação do imunizante ainda não contabiliza a categoria. 

Outra forma de ajuda aos cuidadores foi o lançamento de um conjunto de cartilhas pela Fundação Oswaldo Cruz com informações úteis, como prevenção, o impacto do isolamento prolongado na saúde da pessoa mais velha, quando pedir ajuda, entre outras. As publicações podem ser encontradas no site http://www.covid19.cuidadores.fiocruz.br

No dia do Sala de Convidados (11/3), a conversa será ao vivo, de forma remota, com a doutora em Saúde Pública, coordenadora do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento da Fundação Oswaldo Cruz (GISE/LIS - Fiocruz) e pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fiocruz, Dalia Romero; o médico gerontólogo, epidemiologista e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC BR), Alexandre Kalache; e o membro da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida do Conselho Nacional de Saúde (CNS), José Araújo da Silva. 

E você também é nosso convidado. Aproveite a chance de esclarecer sua dúvida enviando perguntas e comentários pelas nossas redes sociais e pelo whatsapp (21) 99701-8122. As participações poderão ser enviadas desde já até durante o ao vivo, das 11h às 12h. No dia, você poderá participar também pelo 0800 701 8122.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br