Mobilitown – Saúde, Cidade e Mobilidade



Jogar não é só diversão, embora ela seja fundamental...



Em Mobilitown , há todo um conteúdo relacionado à saúde pública, mobilidade e urbanismo que nemsempre, por questões estéticas, se apresenta claramente durante as partidas, mas que são de extrema importância para o cidadão. Pensando nisso, foram separados alguns pontos que serviram como guia durante todo o desenvolvimento do jogo.


A saúde em ambientes urbanos sofre várias ameaças: poluição, estresse, vulnerabilidade social e econômica, segurança... Além disso, morar em cidades aumenta a probabilidade do surgimento de várias doenças. Por outro lado, foi constatado que melhorias no desenho urbano e usabilidade do espaço adicionam bem-estar à vida das pessoas, e intervenções nessa área devem ser pensadas como ferramentas para melhoria da saúde pública. Especificamente quanto à mobilidade, cidadãos que conseguem encaixar o transporte ativo (bicicleta, caminhada) em sua rotina apresentam não somente melhoria da qualidade de vida, mas também risco reduzido de doenças crônicas.




Segundo a OMS, o meio de transporte é considerado um dos determinantes sociais da saúde, logo, sua escolha repercute no bem-estar do indivíduo. Uma alternativa saudável ao carro é o transporte ativo, que inclui caminhada e transporte não motorizado. Quanto mais um ambiente é seguro e agradável de andar, mais o cidadão opta por utilizar este tipo de transporte. Ou seja: caminhar não depende apenas da escolha do cidadão, mas é influenciado pela disposição do ambiente urbano. Desta forma, a arquitetura de uma cidade influencia as escolhas do indivíduo.


Para que as pessoas optem pelo transporte ativo, os planejadores urbanos têm o desafio de criar alternativas seguras, confortáveis, acessíveis, baratas e integradas ao sistema de transporte público. Os níveis de atividade são determinados pela combinação destas alternativas, com destaque à densidade de residências e existência de ciclovias, parques e calçadas.




Seguindo esta linha de pensamento saudável, Mobilitown usa a linguagem ativa e espacial dos games para alcançar três objetivos:





Conscientizar o indivíduo a respeito dos benefícios que a atividade física traz para o bem-estar físico e mental;


Estimular o indivíduo a repensar suas escolhas de deslocamento na cidade

Salientar a urgência de uma política que valorize o ambiente urbano como um importante agente paraa saúde pública