Sala de Convidados

Suicídio


 


Exibido em 11/09/2018


Estamos em mais um Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é nesta segunda-feira, dia 10 de setembro, e continuamos precisando falar sobre o assunto. O suicídio é a causa da morte de 800 mil pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele é a segunda maior causa de morte entre os jovens no Brasil e é um problema de saúde pública mundial. A esmagadora maioria das pessoas que tiram a própria vida sofrem com problemas de saúde mental tratáveis e, muitas vezes, o preconceito dificulta a prevenção.
Para trazer mais informações sobre o assunto, o programa fala sobre como o Brasil e o Sistema Único de Saúde (SUS) vem enfrentando o desafio de reduzir esses números e como é o trabalho de cada um nesse campo.
Os convidados são a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Patrícia Fanteza; a psicóloga clínica, coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Ana Cristina Felisberto; o psiquiatra e psicanalista, coordenador do Grupo de Pesquisa em Prevenção ao Suicídio (PesqueSUI), professor e pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Carlos Estellita-Lins; e a socióloga e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Gepesp/UERJ), Dayse Miranda.
Compartilhe