Apresentação

Seja bem-vindo (a). Este é um espaço onde estão reunidos textos, materiais de divulgação e fotos do Canal Saúde. Criamos a página para facilitar o acesso a informações que possam contribuir para matérias, trabalhos e pesquisas disponíveis para livre utilização, desde que sejam creditadas e não haja vínculo comercial.

Aqui ainda estão indicadas fontes para falar sobre o Canal Saúde, Comunicação e Saúde e Saúde Pública. Os apresentadores e gestores do canal de TV são profissionais que lidam diariamente com esses temas e têm o aprofundamento necessário, exigido pela produção de conteúdo de um jornalismo especializado.

Nesta mesma página, é possível encontrar os releases do Canal Saúde com as últimas notícias e, ainda, enviar releases para pautar a produção da TV. Os textos próprios podem ser compartilhados com todas as mídias sociais.

Esperamos que esta organização seja útil a você. O que produzimos é para o alcance de todos. Afinal, somos um canal público!

Materiais de Divulgação

Releases

Canal Saúde participa do Videomed Córdoba 2013, na Argentina [ 01/10/2013]

Gestores da emissora serão jurados do festival internacional e Canal dará prêmio especial

 

O Canal Saúde/Fiocruz participa da 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Médico e Científico - Videomed 2013, que acontece de 17 a 19 de outubro, em Córdoba, na Argentina. O festival é promovido a cada dois anos pelo Conselho de Médicos da Província de Córdoba (o equivalente a um conselho regional de medicina no Brasil), com o objetivo de fomentar a comunicação em saúde e a educação permanente na área médica, e o Canal Saúde estará presente institucionalmente e como parte do júri da mostra competitiva.

O Canal Saúde/Fiocruz ampliou sua programação para 15 horas. A emissora, que desde 29 de abril deste ano havia passado de dez para 14 horas por dia no ar, agora exibe seu conteúdo das 8h às 23h, nos sete dias da semana.

O acréscimo de mais uma hora na programação diária é mais um passo para alcançar o objetivo de chegar a 24 horas diárias de programação. O aumento gradativo do tempo de programação faz parte de um conjunto de metas estabelecido com o Ministério da Saúde e com a Oi TV, que transmite o Canal Saúde para Conselhos de Saúde em todo o Brasil.

Segundo a superintendente do Canal Saúde, Márcia Corrêa e Castro, com o aumento no número de horas de programação, o Canal segue no caminho para se consolidar como uma emissora de televisão pública, o canal do Sistema Único de Saúde (SUS), parte de uma política de estado e não de governo. "O objetivo é atingir as 24 horas de programação na virada de 2014 para 2015", conta Márcia. "Mas já temos como meta chegar a 18 horas de transmissão já na virada deste ano para 2014", revela a superintendente.

Parcerias

Para conseguir dar conta do número de horas que precisa ficar no ar, o Canal Saúde se vale de uma série de parcerias que fornecem conteúdo de qualidade para a sua grade, além dos programas que a emissora produz por conta própria. 

Entre os produtores que têm programas veiculados no Canal pode-se destacar a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a MultiRio, a Rede Minas, a VideoSaúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica em Saúde (Icict/Fiocruz), a Casa de Oswaldo Cruz, a Fundacentro, a TV Câmara, a Fase TV e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outros.

Esses parceiros são responsáveis por diversas produções que estão na grade do Canal Saúde como Cidade Inteligente, programa da MultiRio que oferece um espaço de reflexão sobre a vida nas grandes cidades e vai ao ar aos sábados, às 10h, com reprises aos domingos às 10h30; Planeta, programa do Canal Minas Saúde que vai ao ar às terças-feiras às 12h, com reprises às 21h30 e às quintas às 12h e às 21h30; América Latina Viva, da UFPR, exibido segundas, quartas e sextas às 19h30 e aos sábados às 20h; e o Tome Ciência, da SBPC, que é exibido às sextas, às 20h e aos domingos, às 20h30.

Algumas das parcerias se iniciaram quando o Canal Saúde ainda não era uma emissora e só fornecia conteúdo para outras TVs, dentro do conceito de canal virtual. Em algumas das parcerias vigentes até hoje esse conceito ainda vigora e o Canal apenas oferece seu conteúdo. Entre os exemplos desse modelo estão a NBR e a TV Alerj, da Assembleia do Rio de Janeiro. Já muitas outras parcerias são de mão dupla e a emissora da Fiocruz exibe conteúdo dos parceiros e oferece como contrapartida os programas produzidos por ela. Um exemplo é o Canal Minas Saúde, que veicula o Unidiversidade, o Ciência e Letras e o Ligado em Saúde; e de quem o Canal Saúde exibe o programa Planeta.

No total, 12 parceiros exibem os programas do Canal Saúde, enquanto a emissora da Fiocruz utiliza programas de nove dessas TVs. E há perspectiva de outras oito parcerias para 2014 com Ipea, Embrapa, Televisión América Latina (TAL), TV Câmara Tupã SP, TV INES, TV Porto Velho, TVE Jundiaí e TV Comunitária de Ponta Grossa.

"As parcerias fazem parte não só da estratégia de busca por uma maior disseminação territorial como de cumprir nossa missão de servir ao interesse público, partilhando missões com televisões públicas como TVs câmaras, TVs assembleias, TVs comunitárias. Então fazemos um esforço para, através dessas parcerias, cumprir a missão pública de chegar ao cidadão", explica Márcia Fixel, responsável por coordenar as parcerias do Canal Saúde.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz/Ministério da Saúde
Gabriel Cavalcanti da Fonseca – 21 3194-7743
gabrielcfonseca@gmail.com

 

www.canalsaude.fiocruz.br    www.twitter.com/canalsaude     www.facebook.com/canalsaudeoficial

Apresentadores

Ellen Paes

Jornalista, pós-graduada em telejornalismo, diretora e roteirista de audiovisual. Já atuou como repórter nas mais diversas áreas do jornalismo, de rádio à internet, passando por jornal impresso e televisão. Foi repórter da afiliada do SBT em Natal/RN e hoje atua como apresentadora e roteirista no Canal Saúde. Em 2018, estreou no YouTube como uma das apresentadoras do web programa “Querendo Assunto”, canal de variedades protagonizado por mulheres negras.

Renato Farias

Sanitarista, pós-graduado em Laços Brasil e África e em Preparação Corporal nas Artes Cênicas. É ator e diretor da Companhia de Teatro Íntimo e apresentador dos programas Bate Papo na Saúde e Ciência e Letras, além de mestre de cerimônias em eventos do Canal Saúde, onde entrou em 1995. Desde então, atuou como produtor, diretor de externas, locutor e coordenador de projetos, além de ter ancorado os programas “Canal Saúde” e “Sala de Convidados”.

Yasmine Saboya

Jornalista e pós-graduada em História, integra a equipe do Canal Saúde desde 2008. Está à frente do programa, semanal e ao vivo, Sala de convidados, mas também é possível assisti-la em programas, como Em Família e Canal Saúde na Estrada, que fazem parte do acervo no site do Canal Saúde. Fez reportagens sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados brasileiros e cobriu as conferências de saúde, eventos de grande importância para o setor.

Marcela Morato

Jornalista, pós-graduada em Comunicação e Saúde. Iniciou sua trajetória no Canal Saúde em 2004, com viagens que lhe possibilitaram conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) por todo o Brasil. Ainda como repórter, passou pelos principais programas da grade do Canal, tendo em seu currículo um grande volume de entrevistas com autoridades da saúde, pesquisadores de renome, especialistas e usuários do SUS, além de coberturas de eventos importantes para o setor, como as Conferências Nacionais de Saúde. Desde 2011, apresenta o “Ligado em Saúde”, programa semanal de entrevistas.

Neide Diniz

Jornalista, pós-graduada em Relações Internacionais, roteirista, mestre de cerimônias e produtora de audiovisual e eventos. Iniciou a carreira em assessoria de imprensa, depois seguiu para jornal impresso, revista e trabalhou como repórter na TV Câmara de Duque de Caxias, TV Brasil e SBT Rio. Foi apresentadora do Cutne na TV, da websérie Poderosas que transformam e do Papo Carioca, da Prefeitura do Rio. Entre apresentação e roteiro foram sete anos à frente da VIDEOSAÚDE. Outro destaque é o roteiro e apresentação do Re-Conhecer, programa dedicado à herança africana. Em 2019, começou como repórter do Canal Saúde, no ano seguinte assumiu a apresentação do Boletim Corona e, atualmente, do Boletim Ciência.

Bárbara Pereira

Jornalista, mestre em Educação e doutora em Memória Social. Ingressou no Canal Saúde em 2020 como repórter do programa Em Pauta na Saúde. Com trajetória de mais de 20 anos no jornalismo, tem passagens por veículos como TV Escola, Ediouro e Sistema Globo de Rádio. É especializada em temas como Educação, Ciência e Políticas Públicas.

Gestores

Márcia Correa e Castro - coordenação

Jornalista, com mestrado e doutorado em educação pela PUC-Rio. Atua no Canal Saúde desde 1996, assumindo sua coordenação em 2002. Foi professora do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, responsável pelas disciplinas de telejornalismo e jornalismo comunitário. Fundou, em 1992, a Bem TV - Educação e Comunicação, organização da sociedade civil que utiliza a comunicação como metodologia em processos educativos voltados a jovens de classe popular, e colaborou na fundação do Canal Comunitário do Rio de Janeiro, em 1995. Na I Conferência Nacional de Comunicação, representou o poder público como delegada eleita.

Arlindo Fábio Gómez de Sousa - coordenação

Sociólogo e professor de saúde pública, idealizou e fundou o Canal Saúde. Atuou como diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), foi vice-presidente de ensino da Fundação Oswaldo Cruz e também chefe de gabinete da presidência dessa instituição. Nos anos 1990, presidiu a Associação de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), assumindo sua representação no Conselho Nacional de Saúde. Nas conferências nacionais de saúde, participou da comissão organizadora da VIII conferência, a mais emblemática de todas elas para a Saúde Pública, e foi relator da IX edição do evento.

Coordenação de Comunicação Social – Canal Saúde

(21) 3194-7709/ 3194-7727

ascom.canal@fiocruz.br

canal@fiocruz.br

(21)99701 8122