Sala de Imprensa


Apresentação

Seja bem-vindo (a). Este é um espaço onde estão reunidos textos, materiais de divulgação e fotos do Canal Saúde. Criamos a página para facilitar o acesso a informações que possam contribuir para matérias, trabalhos e pesquisas disponíveis para livre utilização, desde que sejam creditadas e não haja vínculo comercial.

Aqui ainda estão indicadas fontes para falar sobre o Canal Saúde, Comunicação e Saúde e Saúde Pública. Os apresentadores e gestores do canal de TV são profissionais que lidam diariamente com esses temas e têm o aprofundamento necessário, exigido pela produção de conteúdo de um jornalismo especializado.

Nesta mesma página, é possível encontrar os releases do Canal Saúde com as últimas notícias e, ainda, enviar releases para pautar a produção da TV. Os textos próprios podem ser compartilhados com todas as mídias sociais.

Esperamos que esta organização seja útil a você. O que produzimos é para o alcance de todos. Afinal, somos um canal público!

Materiais de Divulgação

Releases

Conass e Canal Saúde promovem seminário sobre Comunicação e Saúde na Fiocruz, na sexta-feira (28) [ 27/05/2018]

'CONASS Debate - Que saúde você vê?' será transmitido, ao vivo, no site das duas instituições

______________

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Canal Saúde promovem, no próximo dia 28, o seminário "CONASS Debate – Que saúde você vê?". A quarta edição do evento, realizado pelo Conass desde abril de 2013, acontecerá na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e será transmitido, ao vivo, nos sites das duas instituições.

O "CONASS Debate - Que saúde você vê?" contará com uma novidade. O evento terá o formato de programas televisivos do Canal Saúde. O debate permitirá a interação tanto da plateia presente no local, quanto dos internautas que acompanharão o evento em tempo real.

A saúde tem sido apontada como prioridade e também como principal preocupação dos brasileiros, segundo pesquisas realizadas em todo o país nos últimos anos e cujos resultados se repetem em pesquisas recentes. O tema deste CONASS Debate foi escolhido considerando a importância da comunicação tanto para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, quanto para a compreensão a respeito da saúde privada. 

Entre os convidados estão a repórter Cláudia Colucci, da Folha de São Paulo; a pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Inesita Araújo; a produtora dos programas de saúde da Rede Globo, Fabiane Leite; e o pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Murilo César Ramos. Os debates serão mediados pelo apresentador do Canal Saúde, Renato Farias.

O evento contará com a participação de secretários estaduais de saúde e suas equipes de comunicação, comunicadores da saúde e profissionais da mídia. A expectativa do Conass e do Canal Saúde é refletir sobre as formas como a saúde (pública ou privada) é comunicada e, por conseguinte, compreendida pela sociedade brasileira. Estará em debate a imagem do SUS na mídia, a relação entre os gestores de saúde e a imprensa, o cenário político da comunicação no Brasil e seus impactos sobre a saúde brasileira.

Na parte da manhã, após a mesa de abertura, que contará com as presenças do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do presidente do Conass, Wilson Alecrim, do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha e do superintendente do Canal Saúde, Arlindo Fábio Gómez de Sousa, o debate terá o formato do programa Unidiversidade, que busca costurar um discurso plural sobre o tema com um formato ágil e diferente do que se costuma ver na televisão. Os participantes da plateia serão os principais atores do programa, contribuindo com o debate e com a discussão a respeito da Comunicação em Saúde. Já na parte da tarde, o debate será nos moldes do Sala de Convidados, com a participação da jornalista Cláudia Colucci, da professora Inesita Araújo, da produtora Fabiane Leite e do pesquisador Murilo César Ramos.  

A comunicação do SUS

A saúde é tema prevalente em todas as mídias que divulgam desde as mazelas dos hospitais até dicas de prevenção a doenças. Por meio de jornais, revistas, rádios, bem como na TV ou nos sites e redes sociais da internet, é possível acompanhar a política de saúde; conhecer serviços e produtos que a ciência e o mercado disponibilizam todo o tempo. Esse mosaico de informações remete a distintas visões de saúde e, igualmente, a distintas visões sobre os melhores caminhos para efetivá-la.

Mas o texto publicado ou o spot veiculado representam apenas o início do processo. Importa saber a quais públicos interessou, como estes públicos compreenderam a mensagem e como a ela reagiram, e se reagiram. Cada leitor de jornal, cada espectador de TV, cada internauta dá sentido ao que recebe pela mídia a partir de suas próprias experiências e conhecimentos.

Em relação ao SUS muitas são as “comunicações”. Mídia, governos e movimentos sociais discutem a saúde a partir de seus interesses, que variam da necessidade de “vender” a notícia, ao desejo de visibilidade, passando pela missão de informar a população. Em meio a esse emaranhado de discursos que informação chega à sociedade? A necessidade de resposta a esta pergunta torna a “Comunicação em Saúde” um tema fundamental.

É preciso reconhecer a comunicação como área estratégica da saúde e não como um setor que produz folderes ou marca entrevistas. Não se trata apenas de “pautar” a imprensa ou “ter um furo de reportagem”, mas de estabelecer uma relação efetiva entre os profissionais que comunicam a saúde, independente do lado do balcão em que estejam. No horizonte, a perspectiva de uma política de comunicação que abranja toda a gestão de saúde no país, refletida também na formação dos comunicadores brasileiros.

Programação:

8h00 – Credenciamento

9h00 – Abertura
- Arthur Chioro – ministro de Estado da Saúde
- Wilson Alecrim – presidente do CONASS
- Antonio Carlos Nardi – presidente do Conasems
- Maria do Socorro de Souza – presidente do Conselho Nacional de Saúde
- Joaquín Molina – representante da Opas/OMS no Brasil
- Paulo Gadelha – presidente da Fiocruz
- Arlindo Gomez – superintendente do Canal Saúde

10h00 – Unidiversidade
Programa que busca costurar um discurso plural sobre o tema com um formato ágil e diferente do que se costuma ver na televisão. Os participantes da plateia e internautas serão os principais atores do programa, contribuindo com o debate e com a discussão a respeito da Comunicação em Saúde

12h00 – Almoço

13h30 – Sala de Convidados
- Cláudia Collucci – Folha de São Paulo
- Fabiane Leite – Jornalista e produtora de conteúdo sobre saúde
- Inesita Araújo – ICICT/ Fiocruz
- Murilo César Ramos – Universidade de Brasília (UnB)

15h30 – Sistematização das Discussões

16h00 – Encerramento

Apresentadores

Ellen Paes

Jornalista, pós-graduada em telejornalismo, diretora e roteirista de audiovisual. Já atuou como repórter nas mais diversas áreas do jornalismo, de rádio à internet, passando por jornal impresso e televisão. Foi repórter da afiliada do SBT em Natal/RN e hoje atua como apresentadora e roteirista no Canal Saúde. Em 2018, estreou no YouTube como uma das apresentadoras do web programa “Querendo Assunto”, canal de variedades protagonizado por mulheres negras.

Renato Farias

Sanitarista, pós-graduado em Laços Brasil e África e em Preparação Corporal nas Artes Cênicas. É ator e diretor da Companhia de Teatro Íntimo e apresentador dos programas Bate Papo na Saúde e Ciência e Letras, além de mestre de cerimônias em eventos do Canal Saúde, onde entrou em 1995. Desde então, atuou como produtor, diretor de externas, locutor e coordenador de projetos, além de ter ancorado os programas “Canal Saúde” e “Sala de Convidados”.

Yasmine Saboya

Jornalista e pós-graduada em História, integra a equipe do Canal Saúde desde 2008. Está à frente do programa, semanal e ao vivo, Sala de convidados, mas também é possível assisti-la em programas, como Em Família e Canal Saúde na Estrada, que fazem parte do acervo no site do Canal Saúde. Fez reportagens sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados brasileiros e cobriu as conferências de saúde, eventos de grande importância para o setor.

Marcela Morato

Jornalista, pós-graduada em Comunicação e Saúde. Iniciou sua trajetória no Canal Saúde em 2004, com viagens que lhe possibilitaram conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) por todo o Brasil. Ainda como repórter, passou pelos principais programas da grade do Canal, tendo em seu currículo um grande volume de entrevistas com autoridades da saúde, pesquisadores de renome, especialistas e usuários do SUS, além de coberturas de eventos importantes para o setor, como as Conferências Nacionais de Saúde. Desde 2011, apresenta o “Ligado em Saúde”, programa semanal de entrevistas.

Neide Diniz

Jornalista, pós-graduada em Relações Internacionais, roteirista, mestre de cerimônias e produtora de audiovisual e eventos. Iniciou a carreira em assessoria de imprensa, depois seguiu para jornal impresso, revista e trabalhou como repórter na TV Câmara de Duque de Caxias, TV Brasil e SBT Rio. Foi apresentadora do Cutne na TV, da websérie Poderosas que transformam e do Papo Carioca, da Prefeitura do Rio. Entre apresentação e roteiro foram sete anos à frente da VIDEOSAÚDE. Outro destaque é o roteiro e apresentação do Re-Conhecer, programa dedicado à herança africana. Em 2019, começou como repórter do Canal Saúde, no ano seguinte assumiu a apresentação do Boletim Corona e, atualmente, do Boletim Ciência.

Bárbara Pereira

Jornalista, mestre em Educação e doutora em Memória Social. Ingressou no Canal Saúde em 2020 como repórter do programa Em Pauta na Saúde. Com trajetória de mais de 20 anos no jornalismo, tem passagens por veículos como TV Escola, Ediouro e Sistema Globo de Rádio. É especializada em temas como Educação, Ciência e Políticas Públicas.

Gestores

Márcia Correa e Castro - coordenação

Jornalista, com mestrado e doutorado em educação pela PUC-Rio. Atua no Canal Saúde desde 1996, assumindo sua coordenação em 2002. Foi professora do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, responsável pelas disciplinas de telejornalismo e jornalismo comunitário. Fundou, em 1992, a Bem TV - Educação e Comunicação, organização da sociedade civil que utiliza a comunicação como metodologia em processos educativos voltados a jovens de classe popular, e colaborou na fundação do Canal Comunitário do Rio de Janeiro, em 1995. Na I Conferência Nacional de Comunicação, representou o poder público como delegada eleita.

Arlindo Fábio Gómez de Sousa - coordenação

Sociólogo e professor de saúde pública, idealizou e fundou o Canal Saúde. Atuou como diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), foi vice-presidente de ensino da Fundação Oswaldo Cruz e também chefe de gabinete da presidência dessa instituição. Nos anos 1990, presidiu a Associação de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), assumindo sua representação no Conselho Nacional de Saúde. Nas conferências nacionais de saúde, participou da comissão organizadora da VIII conferência, a mais emblemática de todas elas para a Saúde Pública, e foi relator da IX edição do evento.

Coordenação de Comunicação Social – Canal Saúde

(21) 3194-7709/ 3194-7727

ascom.canal@fiocruz.br

canal@fiocruz.br

(21)99701 8122