Notícias

A Semana Mundial do Meio Ambiente é o tema do Sala de Convidados. Quinta-feira (10/6), às 11h, ao vivo, no Canal Saúde [09/06/2021]



O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi criado em 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover a preservação ambiental. A data marca o início da Semana Mundial do Meio Ambiente, que este ano acontece de 5 a 9 de junho, e tem como tema a restauração de ecossistemas. O que nem todo mundo percebe é que a saúde dos diversos ecossistemas que compõe o meio ambiente tem impacto na nossa saúde.

O desequilíbrio ambiental causado por fatores provocados pelo homem, como as intensas emissões de gases do efeito estufa responsáveis pelas mudanças climáticas no planeta, afeta a saúde humana. Seja pelo aumento na intensidade de desastres naturais como enchentes e secas, seja por agravos diretos à saúde como a piora da condição de pessoas com doenças respiratórias em regiões atingidas pela fumaça de queimadas. 

Por isso, o Sala de Convidados desta quinta discute os impactos diretos e indiretos da devastação da natureza na saúde humana, na edição sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente. Nesta quinta-feira (10), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.

Para aprofundar o tema, a apresentadora Yasmine Saboya conversa, ao vivo e a distância, com o coordenador de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz e secretário executivo da Estratégia Fiocruz para agenda 2030, Guilherme Franco Netto; o líder no Povo Xucurú de Ororubá de Pesqueira/Pernambuco, Iran Xucuru; e o professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), Felipe Milanez.

E você também é nosso convidado. Aproveite a chance de esclarecer sua dúvida enviando perguntas e comentários pelas nossas redes sociais, pelo whatsapp 21 99701 8122 ou pelo 0800 701 8122. As participações podem ser enviadas antecipadamente ou durante a exibição do programa ao vivo.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br