Notícias

A Volta das Altas Coberturas Vacinais é o tema do Sala de Convidados [15/03/2023]



Poliomielite, que já havia sido eliminada, sarampo, febre amarela e meningite, doenças que estiveram na lista das controladas, preocupam autoridades de saúde e espreitam novamente a população que vive no Brasil. A razão é a baixa taxa de cobertura vacinal deflagrada nos últimos anos, sobretudo entre 2019 e 2021. O Ministério da Saúde preconiza que essa taxa deve ficar em 95% de cobertura para a maioria das vacinas e reúne esforços para recuperar o índice.

Em fevereiro deste ano, o ministério lançou o Movimento Nacional pela Imunização, uma das prioridades do governo federal para a reconstrução do Sistema Único da Saúde (SUS). A campanha quer resgatar a cultura de vacinação no Brasil com a recuperação da confiança nas vacinas. Em dez dias alcançou cerca de 2 milhões de doses aplicadas da vacina bivalente contra Covid-19. A mobilização inclui vacinação, em várias etapas, contra covid e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Calendário que faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O PNI, considerado referência mundial, disponibiliza 20 vacinas gratuitamente pelo SUS, o que possibilita universalidade na distribuição de uma extensa lista de imunobiológicos. O Brasil tem experiência e tradição em tratar doenças graves preveníveis por meio de vacinas e os esforços empreendidos tentam manter este legado. 

O Sala de Convidados nesta quinta-feira (16/3), das 11h às 12h, traz matérias e convidados ao vivo para debater o tema. A apresentadora Yasmine Saboya recebe a coordenadora da Assessoria Clínica do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Maria de Lourdes Maia; a enfermeira epidemiologista e coordenadora estadual do Programa de Imunizações do Estado do Amapá, Angélica Lima; o diretor do Departamento do Programa Nacional de imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti; e a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai.

E você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o programa ao vivo.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br