Notícias

Carbono Zero é o tema do Sala de Convidados [17/05/2023]



As mudanças climáticas já são uma realidade e a luta agora é para evitar que avancem ainda mais. O Acordo de Paris, assinado em 2015, tem como principal objetivo evitar que o planeta aqueça mais de 1,5º C até o final do século 21. Parece pouco, mas esse aumento de temperatura já significa um impacto considerável sobre as condições de vida na Terra, com o aumento de desastres naturais e impactos diretos na saúde. E a principal forma de enfrentar as mudanças climáticas é reduzir as emissões de gás carbônico (CO2), um dos principais gases do efeito estufa, que é emitido na queima de combustíveis fósseis, por exemplo.

O Brasil se comprometeu no Acordo de Paris a reduzir suas emissões de carbono em 37% até 2025 e cortá-las praticamente pela metade, em 43%, até 2030 em relação ao que emitia em 2005. Um dos principais vilões das emissões de carbono no país é o desmatamento. E para melhorar, o país precisa compensar suas emissões com fontes de captura de carbono, como o plantio de florestas e a recuperação de biomas. Mas como estamos indo até o momento? Iremos atingir as metas? Quais os impactos esperados na saúde dos brasileiros?

Para saber mais sobre o tema, o Sala de Convidados desta semana discute o tema Carbono Zero, nessa quinta-feira (18/05), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. 

No programa, a apresentadora Yasmine Saboya conversa com a coordenadora do Projeto de Pesquisa Restauração Ecológica da Fiocruz Mata Atlântica, Andrea Vanini; com o pesquisador Sênior do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Luiz Augusto Galvão; e com o coordenador do FIOProsas - Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz, Guilherme Franco Netto.

Você também é nosso convidado. Mande perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo WhatsApp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o programa ao vivo.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br