Notícias

Coronavírus no Sistema Prisional é o tema do Sala de Convidados. Quinta-feira (25/6), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde [23/06/2020]



A pandemia do novo coronavírus é democrática, afeta a todos. Tem verdade nessa frase que ouvimos com certa frequência, mas também existe contrassenso nela. Não se pode renegar a vulnerabilidade maior de certos grupos, e o Brasil é um país com grande desigualdade social. Como lidar com a realidade de superlotação no sistema carcerário confrontada com outra realidade, igualmente grave e urgente, como a emergência da Covid-19?

Algumas medidas foram tomadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em maio, com a divulgação da Recomendação 62. A principal foi diminuir o ingresso no sistema prisional e socioeducativo, isso inclui transferir pessoas presas por dívida alimentícia para prisão domiciliar, assim como adolescentes receberem ações socioeducativas em meio aberto e revisar decisões que determinam internação provisória.

Vamos entender melhor as medidas adotadas, que geraram polêmicas em uma parcela da sociedade, e o tema de forma estrutural e ampla. O debate irá acontecer na próxima quinta-feira (25/6), das 11h às 12h, com a presença remota da integrante do movimento Mães de Manguinhos, Eliene Maria Vieira, e da médica pneumologista e pesquisadora do Departamento de Endemias da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Alexandra Sanches. Teremos ainda a participação de um representante do Conselho Nacional de Justiça.

Você também é nosso convidado! Envie perguntas e comentários antecipados ou no próprio dia, durante o programa. E assista para se manter atualizado, além de ver sua pergunta respondida no ar.

Dicas importantes

O programa mudou para às quintas-feiras, mas continua ao vivo no mesmo horário, das 11h às 12h. Outra mudança importante é para quem assiste por meio de antena parabólica. O Canal Saúde está em nova frequência, 4085 e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo , na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br  
www.facebook.com/canalsaudeoficial
www.instagram.com/canalsaudeoficial
www.youtube.com/canalsaudeoficial
twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br