Notícias

Desafios da Ciência no Século XXI: Sociedade, Meio Ambiente e Crise é o tema do Sala de Convidados desta semana [06/10/2021]



O mundo presenciou fenômenos climáticos surpreendentes nos últimos meses. Inundações na Alemanha e Bélgica, enchentes na China, temperatura altamente elevada em regiões frias dos Estados Unidos, onda recorde de calor no Canadá, com mortes súbitas e incêndios florestais, e a perda de uma área extensa de gelo marinho no Ártico. O sexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas para avaliar a ciência relacionada às mudanças climáticas, mostra que o aquecimento no mundo nas próximas duas décadas provavelmente excederá 1,5º C, antes do que o previsto em avaliações anteriores. Para limitar o aquecimento a este nível e impedir impactos climáticos mais rigorosos serão necessárias ações desde já.

A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), entidade que articula o conhecimento científico nacional na área das ciências sociais com a agenda em debate dentro e fora do Brasil, lançará ainda este mês o projeto Anpocs nas Escolas. Nele, o conhecimento produzido na academia será levado ao ensino básico com as diferentes ciências juntas oferecendo ferramentas para os jovens refletirem sobre os impasses postos e os projetados para futuro. 

A Anpocs traz a interdisciplinaridade e a transversalidade como marcas em sua atuação e defesa da construção do conhecimento. Sendo assim, a crise ambiental, por sua complexidade, deve ser tratada em todas as disciplinas do currículo escolar, exigindo mudança na organização das escolas.   

O Sala de Convidados vai debater o tema nesta quinta-feira (7/10), das 11h às 12h. A apresentadora Yasmine Saboya conversa com o doutor em Sociologia e professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ), Rodrigo Santos; a professora do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UNB), Mercedes Bustamante; e a professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS), Lorena Cândido Fleury. 

Você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 
www.facebook.com/canalsaudeoficial
www.instagram.com/canalsaudeoficial
www.youtube.com/canalsaudeoficial
twitter.com/canalsaude


Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); e-mail: canal@fiocruz.br