Notícias

‘Envelhecimento, Mudanças Demográficas e Pandemia’ é o tema do Sala de Convidados desta semana [29/09/2021]



O envelhecimento da população é uma realidade mundial, mas tem diferenças significativas no processo para se chegar lá. No Brasil, a maioria das pessoas envelhecem em meio à pobreza, o que representa falta de qualidade de vida numa fase em que mais se precisa de condições materiais e emocionais para se manter saudável e vivo. Com a pandemia de covid-19, a situação só agravou, ressaltando essa desigualdade com a possibilidade de redução na expectativa de vida de três a quatro anos entre os idosos mais pobres.  

O desemprego e a diminuição de renda com a crise sanitária, fizeram uma economia já em declínio descer ladeira abaixo. Um país enfraquecido não ampara seus idosos. E um país em transição demográfica, cuja população envelhece muito rapidamente com a diminuição no número de nascimentos, traz preocupações quanto ao futuro da nação e ao bem-estar de sua população, com a perspectiva de se tornar cada vez mais envelhecida por décadas a frente. 

O Sala de Convidados vai debater o tema nesta quinta-feira (30/9), das 11h às 12h. A apresentadora Yasmine Saboya conversa com a psicóloga sanitarista e assessora técnica da Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Maria Cristina Hoffmannj; o médico geriatra e associado do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE), Sérgio Paschoal; e o professor de Biologia do Envelhecimento, do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Mori.

Você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir
 
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 
www.facebook.com/canalsaudeoficial
www.instagram.com/canalsaudeoficial
www.youtube.com/canalsaudeoficial
www.twitter.com/canalsaude


Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br