Notícias

Mania de Liberdade é o tema do Ciência e Letras. Terça-feira (1/6), às 10h, no Canal Saúde [31/05/2021]



A obra Mania de Liberdade: Nise da Silveira e a humanização da saúde mental no Brasil, publicada pela Editora Fiocruz, discorre sobre a vida da médica psiquiatra, discípula de Carl Gustav Jung e pioneira na humanização do tratamento dos transtornos mentais no Brasil. 

Alagoana, se mudou, após alguns anos de formada para o Rio de Janeiro com o marido, o médico sanitarista Mário Magalhães da Silveira, em busca de mais oportunidades de trabalho. Iniciou a carreira no Hospital da Praia Vermelha, mas após ser denunciada por posse de livros marxistas, foi acusada de comunista, em 1936, e mantida presa por aproximadamente 18 meses. 

Permaneceu afastada do serviço público até 1944, quando ingressou no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, onde fundou a Seção de Terapêutica Ocupacional, dando início a trabalhos de arteterapia com seus pacientes. Trabalhos estes, que ganharam exposição no Museu de Imagens do Inconsciente, criado por Nise, no Rio de Janeiro.

O legado de Nise da Silveira é extenso e sua trajetória está retratada no livro Mania de Liberdade: Nise da Silveira e a humanização da saúde mental no Brasil, do antropólogo, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ), Felipe Magaldi, que estará, a distância, com o apresentador Renato Farias, no Ciência e Letras desta semana. Terça-feira (1), às 10h, no Canal Saúde.

Sobre o Ciência e Letras

O programa, fruto de uma parceria entre o Canal Saúde e a Editora Fiocruz, é para os amantes de livros em geral e promove o encontro entre a escrita da academia e os temas de outros saberes. Inédito às terças-feiras, às 10h, para todos os públicos.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br

www.facebook.com/canalsaudeoficial  

www.instagram.com/canalsaudeoficial     

twitter.com/canalsaude  

Mais informações: canal@fiocruz.br - WhatsApp 21 99701 8122