Notícias

O PL das Fake News é o tema do Sala de Convidados [24/05/2023]



Uma regulação necessária das plataformas na internet que acumulam muito poder e uma forma de melhorar o ambiente online reduzindo a propagação de desinformação, bullying e discursos de ódio ou uma ameaça à liberdade de expressão? O projeto de Lei 2630/2020, de autoria do senador Alessandro Vieira (PSDB/CE), que ficou mais conhecido como PL das Fake News, gerou polêmica e foi fortemente atacado por plataformas como o Twitter e o Google, que foi acusado de fazer propaganda ilegal contra o projeto de lei.

O projeto que pretende instituir a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, cujo relator é o deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP), tem como principal ponto regulamentar a atuação das plataformas no país, que já é regulamentada em outras partes do mundo, como em países da Europa, e aumentar a transparência no setor.  

Na esteira da repulsa aos ataques contra crianças em escolas, que foram incentivados e aplaudidos em redes sociais abertas como o Twitter, foi pautada a urgência da votação do PL. Mas a pressão do lobby das grandes empresas de tecnologia e seus aliados conseguiu virar o jogo e a votação acabou sendo adiada.

Mas qual a importância de regular esse setor? O que é exagero e o que é verdade no debate em torno do tema? Quais são os desafios que se apresentam e quais os possíveis impactos disso na vida dos brasileiros? Para responder a essas e outras perguntas o Sala de Convidados dessa semana discute o PL das Fake News, quinta-feira (25), às 11h, ao vivo, no Canal Saúde.

No programa, a apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o assunto com a diretora de Campanhas Avaaz Laura Moraes; o codiretor executivo do Aqualtune Lab, ONG integrante da Coalizão Direitos na Rede, Paulo Rená da Silva Santarém; e a pesquisadora e coordenadora do projeto *Desinformante - informação confiável sobre desinformação, Nina Santos.

Você também é nosso convidado. Mande perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo WhatsApp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o programa ao vivo.
Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br