Notícias

Saúde Digital é o tema do Sala de Convidados [27/10/2021]



A Saúde Digital compreende o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para aumentar a qualidade e o acesso à atenção à saúde. É um termo mais abrangente do que os que já existiam, como e-Saúde, Telemedicina e Telessaúde, por exemplo, incorporando Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), aplicações de redes sociais, entre outros, mas não só por isso ele passou a ser adotado. A Saúde Digital passa a ser uma área de conhecimento e prática, além de reduzir a fragmentação das aplicações da tecnologia em saúde.  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou em 2019 a elaboração de sua Estratégia Global de Saúde Digital. O objetivo é potencializar a colaboração, a troca de experiências e conhecimento entre países, para promover a saúde para todos e em todos os lugares. No Brasil, a saúde digital faz parte de uma resolução aprovada em 2017 pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que instituiu uma estratégia para sua incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS) e recebeu o nome digi-SUS. A Estratégia de Saúde Digital (ESD) no Brasil faz parte da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde e é coordenada pelo DATASUS. 

O Programa Conecte SUS é um exemplo e a principal iniciativa de ESD do Ministério da Saúde depois da pandemia do novo coronavírus. A plataforma atende cidadãos, profissionais e gestores da saúde e prioriza ações que estejam em alinhamento com as necessidades nacionais de combate à covid-19.

O Sala de Convidados vai debater o tema e trazer também as ações do Laboratório de Redes Inteligentes e Integradas em Saúde Digital (LARIISA). Será nesta quinta-feira (28/10), das 11h às 12h. 

A apresentadora Yasmine Saboya receberá, ao vivo e a distância, o médico, doutor em Saúde Coletiva e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Odorico Monteiro; o coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) e presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), Luiz Ary Messina; e o presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), Luis Gustavo Kiatake. 

Você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo.

Aproveite também para ouvir o podcast do Canal Saúde, o CoronaFatos Entrevista, sobre Telemedicina, Telessaúde e Covid. Escute aqui ou aqui.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 
www.facebook.com/canalsaudeoficial
www.instagram.com/canalsaudeoficial
www.youtube.com/canalsaudeoficial
twitter.com/canalsaude


Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br