Notícias

Saúde Única em debate no Sala de Convidados. Quinta-feira (03/10), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde [30/09/2019]



One Health é o termo original, mas no Brasil adotou-se a tradução Saúde Única para designar o conceito que integra a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente, por meio de políticas públicas para prevenção e controle de enfermidades em todos os territórios. 

Pode parecer novidade para muitos, mas a ideia de que não há fronteira entre animais e a medicina humana já era afirmada no século 19. Mas só em 2008, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) passaram a desenvolver estratégias conjuntas aos grandes desafios relacionados à saúde e alimentação das pessoas, que exigem, de acordo com o conceito One Health, visão ampla e ação integralizada entre homem, animal e ecossistema.

Saúde Única é o tema do Sala de Convidados da próxima quinta (03/10) com reportagens sobre zoonoses (doenças transmitidas ao homem pelo animal), vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS), o papel das secretarias de saúde e do Conselho Federal de Medicina (CFM), as metas de saúde global e a relação entre homem, animal e o desequilíbrio do meio ambiente. O programa também vai explicar a importância do aplicativo e da plataforma do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo), que possibilita ações de vigilância e prevenção à saúde. 

Depoimentos e entrevistas nas matérias permearão o debate no estúdio com a pesquisadora do Laboratório de Micologia do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Rosely Maria Zancope-Oliveira; o microbiologista e pesquisador do Laboratório Multiusuário de Biologia Molecular (BIOMOL) do Departamento de Parasitologia Animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Douglas Mcintosh; e o veterinário e pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), Paulo Abílio Varela Lisboa.

Dicas importantes

O programa mudou para às quintas-feiras, mas continua ao vivo no mesmo horário, das 11h às 12h. Outra mudança importante é para quem assiste por meio de antena parabólica. O Canal Saúde está em nova frequência, 3675 e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 3675). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br  facebook.com/canalsaudeoficial   twitter.com/canalsaude   instagram.com/canalsaudeoficial

Mais informações: canal@fiocruz.br/ana.figueira@fiocruz.br/ 21 3194-7709/7707/7727