Notícias

Trabalho e Renda para LGBTQIA+ na Pandemia é o tema do Sala de Convidados . Quinta-feira (29/7), às 11h, ao vivo, no Canal Saúde [28/07/2021]



Estudo recente realizado pelo coletivo #VoteLGBT, em parceria com a empresa especializada em pesquisa de mercado Box1824, revelou, no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), um aumento de 16% na vulnerabilidade da população LGBTQIA+ no Brasil, no último ano. O levantamento atualizou os dados de uma pesquisa lançada em junho de 2020, com sete mil pessoas das classes B e C de todo o país, e mostrou o agravamento da situação psicológica e financeira dessas pessoas.  

Os impactos principais para a população LGBTQIA+ nos meses iniciais da pandemia foram a piora da saúde mental, o afastamento da rede de apoio e a ausência de fonte de renda. Pelos dados de hoje, seis em cada dez pessoas LGBTQIA+ sofreram diminuição ou ficaram sem renda nesse período. O estudo também identificou que 55,1% dos respondentes consideram piora na condição de saúde mental. Entre o risco de depressão no nível mais severo e ansiedade, o aumento foi de 8% e 2%, respectivamente. E a queixa pela falta de políticas públicas para a comunidade cresceu, mostrando que a pandemia só acentuou uma realidade que já existia antes dela.  

O Sala de Convidados vai apresentar depoimentos e a ONG CasaNem, no Rio de Janeiro, que acolhe hoje 18 pessoas, a maioria travestis e transexuais, e desenvolve projetos sociais com alcance de mais de três mil pessoas em todo o estado.

No debate, ao vivo e remoto, a apresentadora Yasmine Saboya vai conversar com a coordenadora do Capacitrans - RJ, Andréa Brazil; a pós-graduada em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) e em Direito Homoafetivo pela Universidade Santa Cecília, Ana Lúcia Lodi; e o membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), Lucas Bugarelli.

O programa é nesta quinta-feira (29/7), das 11h às 12h. E você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas nossas redes sociais e pelo whatsapp (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo. 

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br