Notícias

1000 municípios vão receber recursos para ações de vigilância nutricional [29/10/2012]



1000 municípios vão receber recursos para ações de vigilância nutricional

O objetivo da iniciativa é acompanhar a saúde dos usuários das unidades básicas de saúde.

______________________________________________

Quase 1000 municípios brasileiros vão receber recursos para estruturar a Vigilância Alimentar e Nutricional para a aquisição de equipamentos antropométricos (para avaliação do estado nutricional) adequados. O objetivo da iniciativa é acompanhar a saúde dos usuários das unidades básicas de saúde.

A Vigilância Alimentar e Nutricional é parte fundamental dos esforços do SUS para prevenção e tratamento de excesso de peso e obesidade na Rede de Atenção à Saúde, em especial no âmbito da Atenção Básica. Há necessidade de humanização do acolhimento, sobretudo para os indivíduos com obesidade, que muitas vezes não encontram nas unidades básicas de saúde, condições para terem o seu diagnóstico realizado neste espaço por limitação da capacidade de aferição de peso nas balanças disponíveis e precisam se sujeitar a ter seu peso aferido fora das UBS, em balanças inapropriadas.

Só serão comtempladas as unidades inscritas no PMAQ – o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. A compra dos equipamentos vai variar de acordo com a necessidade específica de cada uma delas.

 

Da redação do Canal Saúde
com informações do Jornal da Saúde e da RedeNutri

 

O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.