Notícias

Após visitar Libéria, novo chefe da Missão sobre ebola fala em progressos [09/01/2015]



Após visitar Libéria, novo chefe da Missão sobre ebola fala em progressos
A província de Lofa está sem registrar nenhum caso já por oito semanas consecutivas
_______________________________
 
O novo chefe da Missão da ONU para Resposta de Emergência ao Ebola, Unmeer, encerrou esta quarta-feira sua primeira visita à Libéria, um dos países mais afetados pelo surto.
 
Na capital Monróvia, Ismail Cheikh Ahmed encontrou-se com a presidente Ellen Johnson Sirleaf e os dois discutiram como aumentar ações para reestabelecer serviços sociais e de saúde e apoiar a economia do país.
 
Segundo o novo chefe da Unmeer, a Libéria avançou na luta contra a doença. Ele notou que a província de Lofa, que já foi epicentro do surto, está sem registrar nenhum caso já por oito semanas consecutivas.
 
Mas Cheikh Ahmed também declarou que agora é o momento de aumentar esforços e conseguir conter a transmissão do ebola em todo o país. O chefe da Unmeer segue para a Serra Leoa e depois para a Guiné.
 
Ele também deve encontrar-se com os presidentes das duas nações e com líderes comunitários e religiosos. O último balanço da Organização Mundial da Saúde, OMS, confirma 20.712 casos de ebola e 8.220 mortes.
 
Na Guiné, o Ministério da Educação reabriu várias escolas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, entregou 16 mil kits de higiene em mais de 7 mil estabelecimentos de ensino, incluindo cloro para a lavagem de mãos. A iniciativa beneficiou 1,4 milhão de crianças.
 
O governo guineense também forneceu 20,5 mil termômetros para todas as escolas e o Unicef imprimiu mais de 1,6 milhão de questionários para monitorar os estudantes sobre possíveis sintomas de ebola.
 
Leda Letra
 
* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.