Notícias

Brasil apresenta resposta para consumo de industrializados na Nobel Week [16/12/2016]



Brasil apresenta resposta para consumo de industrializados na Nobel Week
Ministério da Saúde participa do evento com o exemplo do Guia Alimentar para a construção de soluções em alimentação e nutrição
__________________________________________
 
Entre as principais discussões da Semana de Diálogo Nobel (Nobel Week Dialogue) estava a necessidade de soluções viáveis de alimentação saudável para o crescente consumo de alimentos industrializados pela população em todo o mundo. O evento antecede o renomado Prêmio Nobel e teve como tema central “Seu Prato. Nosso Planeta” (Your Plate. Our Planet).
 
O Brasil foi o único país com uma estratégia desenvolvida por um governo, na América Latina, a fazer parte do evento como expoente e apresentou, como alternativa para o desafio, a estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde. Com o exemplo do Guia Alimentar e da publicação Alimentos Regionais Brasileiros, o coordenador substituto de Alimentação e Nutrição, Eduardo Nilson, representou o país.
 
“A nossa participação veio logo depois da Marion Nestle, que é uma pesquisadora bem reconhecida na parte de políticas de alimentos, que falava justamente da questão da invasão dos alimentos industrializados. A nossa estratégia entrou como uma resposta prática para isso”, explica Eduardo. As ações do Ministério da Saúde, segundo ele, abordam desde as políticas públicas sobre alimentação e nutrição até práticas do dia a dia do brasileiro.
 
O Guia Alimentar foi  uma ação reconhecida no evento e que chamou a atenção por ser desenvolvido baseado na realidade da população brasileira. “ Um fato  que eu ressaltei muito é que tudo foi desenvolvido baseado nas condições reais da população. Nós sabemos pela POF [Pesquisa de Orçamentos Familiares] que 20% da população brasileira tem uma alimentação guiaalimentarconsiderada saudável e foi com base nisso que o Guia Alimentar foi desenhado”, reforça.
 
Segundo o representante do Ministério da Saúde, o Guia Alimentar foi elogiado pelos participantes e considerado inovador por conseguir fazer a ponte entre elementos fundamentais da cultura alimentar com a questão ambiental. O guia reconhece a importância da produção local, orgânica e agroecológica.
 
 “Dentro desse contexto ele consegue unir os vários aspectos e esclarece que a alimentação saudável não é feita apenas do consumo de nutrientes. Uma alimentação saudável é baseada no consumo diversificado, em todo o comportamento de como consumir o alimento e de como enfrentar as barreiras, obstáculos e a realidade da saúde e da cultura da população”, detalha Eduardo.
 
Nilson explica ainda que o Brasil se destaca por defender uma alimentação descomplicada e acessível. “A gente não defende super alimento e acredita que o caminho para a alimentação saudável está na diversidade e qualidade dos alimentos”, completa.
 
A participação do Brasil na Suécia pode ser comemorada como um reconhecimento não apenas do trabalho desenvolvido na área de alimentação e nutrição, mas também um reconhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O sistema universal do país trabalha desde o combate à desnutrição até à obesidade, com uma série de profissionais na esfera federal, estadual e municipal.
 
“Acho que foi um reconhecimento da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), representando o Ministério como um todo, e mostra como o nosso Guia e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição consegue interligar política com conhecimento científico”, reforça Eduardo.
 
Guia Alimentar
 
Lançado em 2014, o Guia Alimentar para a População Brasileira traz estratégias de promoção da alimentação adequada e saudável além de orientações para uso de sal em pequenas quantidades, recomenda o consumo limitado de alimentos processados e evitar o consumo de ultraprocessados (alimentos com altos teores de açúcar, sal e gorduras) com uma linguagem simples e acessível.
 
Para complementar o Guia, em 2015 foi lançada a publicação Alimentos Regionais Brasileiros, que divulga a variedade de alimentos no país e orienta as práticas culinárias, estimulando a valorização da cultura alimentar brasileira.
 
Nobel 
 
A Semana de Diálogo Nobel (Nobel Week Dialogue) aconteceu em Estocolmo, na Suécia, e antecede o renomado Prêmio Nobel. O encontro, cujo tema central foi “Seu Prato. Nosso Planeta” (Your Plate. Our Planet), reuniu cientistas, especialistas, líderes mundiais, formadores de opinião e políticas públicas para discutir o futuro da nutrição e alimentação saudável, além da sustentabilidade que envolve a cadeia de produção.
 
Gabi Kopko