Notícias

Canal Saúde produz programas em homenagem ao Dia da Consciência Negra Ciência & Letras e Unidiversidade terão edições com temática dedicada ao assunto que estreiam nos dias 17 e 23 de novembro [13/11/2015]



Canal Saúde produz programas em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Ciência & Letras e Unidiversidade terão edições com temática dedicada ao assunto que estreiam nos dias 17 e 23 de novembro

__________________

O Canal Saúde estreia dois programas, na terça-feira (17) e na segunda (23), em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Na terça-feira, o Ciência & Letras fala sobre a vida e a obra da escritora Conceição Evaristo, referência em Letras Afro-Brasileiras. Já na segunda, o Unidiversidade traz o tema Negritude e Representatividade.

No Ciência & Letras, que estreia 17 de novembro, às 9h, o apresentador Renato Farias conversa com a própria Conceição Evaristo sobre como a descoberta da leitura e da escrita mudou o destino da escritora mineira, negra, filha de lavadeira, nascida em uma favela de Belo Horizonte, que se tornou doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. A autora, que tem uma brilhante carreira acadêmica, é porta-voz de histórias silenciosas de milhares de pessoas que fazem parte das massas que enfrentam caladas uma infinidade de dificuldades, mas que tem uma cultura riquíssima e muito a dizer. "Seu romance, suas poesias, contos e memórias trazem à luz a vida dessas pessoas que para muitos são invisíveis", ressalta o apresentador Renato Farias.

O Unidiversidade que vai dar continuidade à temática do Dia da Consciência Negra na programação, "Negritude e Representatividade", segunda, 23 de novembro, às 10h30, vai debater como anda a representatividade do negro no Brasil nos dias de hoje. Para Renato, que está no Canal Saúde há 20 anos, as coisas até melhoraram, mas estamos longe de ter níveis expressivos de representatividade do negro nas mais diversas áreas. "Enquanto for possível nominar, apontar que tem aquele professor, aquela atriz, a gente ainda não conseguiu", assinala.

O apresentador, que é também sanitarista e africanista, conta ainda que as pautas sobre a questão do negro estão presentes nos programas o ano inteiro, especialmente no Ciência & Letras. As edições sobre Helena Theodoro, Joel Zito Araújo e Cinema Africano são apenas alguns exemplos de 2015. "Não é preciso ser negro para lutar contra o racismo. A partir dessa frase, eu me inspirei para me empenhar pessoalmente para trazer essas pautas, porque me dei conta de que havia um vazio na História que me ensinaram na escola, extremamente eurocêntrica. Ela não dava conta de mim e passei a buscar um olhar mais amplo sobre a minha própria identidade. No começo, eu esbarrava constantemente no fato de ser branco e gaúcho. Mas depois me dei conta de que esse fato, que poderia diminuir o meu papel nessa luta, podia ser usado ao contrário. Em um país que considero extremamente racista, como o Brasil, o fato de ser branco, gaúcho, me dá acesso a determinados lugares e eu posso usar esse acesso para levar essas pautas e trazer essas questões para o debate. Desde então essa é uma prioridade para mim", explica o apresentador.

Ciência & Letras - Conceição Evaristo

Estreia: Terça-feira (17/11), às 9h.
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h;
Sábado 13h30; e Domingo - 12h30.

Unidiversidade - Negritude e Representatividade

Estreia: Segunda-feira (23/11), às 10h30.
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h;
Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz/Ministério da Saúde
Gabriel Cavalcanti da Fonseca – 21 3194-7743
gabrielcfonseca@gmail.com

Coordenação: Ana Cristina Figueira                                                   

 

www.canalsaude.fiocruz.br    www.twitter.com/canalsaude     www.facebook.com/canalsaudeoficial