Notícias

Canal Saúde realiza 1ª Oficina de Comunicação e Saúde do Rio Grande do Norte [22/05/2015]



Canal Saúde realiza 1ª Oficina de Comunicação e Saúde do Rio Grande do Norte

Curso foi focado na produção de estratégias de comunicação para promoção da saúde pública

______________

Cerca de 30 profissionais das áreas da saúde e da comunicação participaram da 1ª Oficina de Comunicação e Saúde do Rio Grande do Norte, promovida pelo Canal Saúde em parceria com a Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC) da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap).

(Para ver o vídeo sobre a 1ª Oficina de Comunicação e Saúde do Rio Grande do Norte, clique aqui).

O curso, focado na produção de estratégias de comunicação para a promoção da saúde pública, foi realizado nos dias 12, 13 e 14 de maio, das 9h às 17h, no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope), em Natal (RN).

A oficina foi ministrada pela gerente-geral do Canal Saúde, Márcia Corrêa e Castro, e pela coordenadora de mobilização da emissora, Nicole Leão. A programação contou com sete módulos que abordaram os temas: Comunicação como Direito Humano, Comunicação e Saúde, SUS e Mídia, Novas Tecnologias, Produção Audiovisual e Planejamento em Comunicação.

Participaram dos três dias de oficina técnicos que atuam na SIEC, articuladores de informação, educação e comunicação (IEC) das oito Regiões de Saúde do Rio Grande do Norte, profissionais do Núcleo da Política de Humanização, do Cefope e da Universidade Estadual do RN, além de assessores de imprensa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems), da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária, do Hemonorte e da própria Sesap.

Por meio de exposições, debates e exercícios em grupo, a oficina trabalhou com os participantes o desenvolvimento de uma comunicação mais qualificada e melhor planejada estrategicamente, de modo a fortalecer a apropriação do SUS pela população e combater carências silenciosas, como a falta de ações focadas no usuário e a fragilidade no uso das novas tecnologias de informação para promover a saúde pública. “A missão do Canal Saúde vai além de difundir conteúdo de qualidade sobre saúde. Queremos contribuir para a evolução do SUS e da cidadania da população brasileira. As oficinas são uma forma de cumprirmos, também, nosso papel social”, afirma a gerente-geral da emissora, Márcia Corrêa e Castro.

Segundo a responsável técnica pela SIEC, Eufrásia Ribeiro, o objetivo da atividade foi qualificar os participantes para serem multiplicadores em seus territórios. “Iremos realizar outras oficinas com a mesma temática macro ‘Comunicação e Saúde’ nas Regiões de Saúde, envolvendo apoiadores nestes territórios e também junto aos comitês de promoção das políticas de equidade e saúde da população negra e quilombola, de acordo com suas especificidades”, destaca.

(Com informações da Sesap RN).