Notícias

Canal Saúde renova sua grade com aquisições inéditas e novas parcerias [03/05/2021]



Oito programas novos, oito temporadas novas de programas existentes, entre eles três produções próprias, e duas novas parcerias de veiculação. Esse é o retrato em números da grade de programação do Canal Saúde renovada, com estreia a partir de maio. 

Todo ano, o conteúdo da televisão passa por uma revisão. É um processo que leva o ano todo, com pesquisas, contatos, negociações e um estudo da grade que considera a diversidade dos temas e formatos, inclusão e acessibilidade para o alcance de um maior número de pessoas. Esse processo culmina na estreia de uma programação atualizada em maio, mês em que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) celebra seu aniversário (25/5). 

Segundo Marcia Fixel, responsável pelas parcerias de veiculação do Canal Saúde, é uma alegria ter o compromisso de renovar a grade todo ano coincidindo com o aniversário da Fiocruz, instituição à qual o canal de TV pertence, pelo que representa essa mudança. Todas as parcerias negociadas têm que estar de acordo com a missão pública da fundação e corroboram com os objetivos do Canal Saúde de produzir conteúdo de qualidade, informar a população, fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito nacional e contemplar, com produção e alcance, as cinco regiões do Brasil.  

Marcia destaca a importância da colaboração entre canais de televisão para enriquecer as grades mutuamente. Soma-se a isso a parceria com produtoras de conteúdo. O Canal Saúde é exemplo disso. Ele foi criado com a colaboração da VideoSaúde e, em seu primeiro ano, reunia vídeos produzidos pela distribuidora da Fiocruz, que eram veiculados por canais parceiros. Passou a sua primeira produção no ano seguinte, aumentando gradualmente o conteúdo próprio ao longo dos seus 26 anos, nunca deixando de lado as parcerias. Hoje, a grade é organizada com 10 produções próprias, duas coproduções e 15 parcerias de veiculação. São 17 horas de programação diária, das 7h à meia-noite, com faixas temáticas ao longo do dia, para todos os públicos.

As parcerias têm característica de permuta de conteúdo e são formalizadas por meio de Acordo de Cooperação de Veiculação, sem fins lucrativos. O Canal Saúde, atualmente, tem parceria com o Icict/Fiocruz (VideoSaúde), Conselho Federal de Farmácia, Canal FDR, Canal Futura, a Embrapa, Fase TV, TV Ines, Multirio, Rede Minas, TVU RN, TV Câmara, TV Caatinga, UFPR TV e Coopas. Como a parceria é em caráter de permuta de conteúdo, tanto o Canal Saúde pode exibir programas da instituição parceira quanto a instituição parceira pode exibir programas do Canal Saúde.  

As estreias desse ano variam entre conteúdos absolutamente novos e outros cujos episódios são novos, mas os programas já faziam parte da grade. Nesse último caso, três programas produzidos pelo Canal Saúde em temporada voltam com novos episódios, são eles, Ciência e Letras, Ligado em Saúde e Tocando a Real. Além desses, alguns programas de parceiros continuam na veiculação da TV com mais uma série de episódios inéditos: Mulhere-se, Noturno, Harmonia, Conversações e Cinematógrafo, todos da Rede Minas.

Já os programas que entram pela primeira vez na veiculação do Canal Saúde são Amor de Cozinha (Coopas); Ciência para Todos (Futura); Auto Falante, Estações, HyperShow e Retratos da Dança (Rede Minas); Letras e Livros (Canal FDR); e Cena Potyguar (TVU RN). Confira a programação semanal https://bit.ly/337Xb72.
 
Parceiros novos

O Canal Futura entra na grade, a princípio com um programa, Ciência para Todos, mas ao longo do ano outros entrarão na programação. O Ciência para Todos é um programa produzido entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de mostrar os impactos sociais e econômicos de pesquisas científicas e tecnológicas financiadas pela FAPESP.

Outro parceiro inédito é a Cooperativa de Trabalho de Produção Audiovisual em Saúde, Saneamento e Meio Ambiente (Coopas). A produtora participa com seu programa Amor de Cozinha, inovando o conteúdo culinário no Canal Saúde. O Amor de Cozinha é uma série de TV gastronômica e documental, apresentada por Regina Tchelly, chef paraibana radicada no Rio de Janeiro, internacionalmente conhecida pelo seu trabalho com sustentabilidade e aproveitamento total dos alimentos.

Faixas temáticas

Não é de hoje que o Canal Saúde distribui os programas na grade por temas, em faixas de horários. Ao fazer isso, procura atender às expectativas de programação de públicos distintos e, ainda, diversificar o conteúdo para oferecer informações que correspondam ao conceito ampliado de saúde, ou seja, saúde não é apenas ausência de doença, diz respeito ao bem-estar integral do indivíduo. Essa é a razão de a grade do Canal Saúde ter programas desde políticas públicas de saúde, como o Sala de Convidados, até o Em Família sobre comportamento, passando pelo Ciência e Letras sobre literatura. 

As faixas temáticas são definidas como Rural, Educação, Acessibilidade, Políticas Públicas, Informação, Cidadania e Saúde, Ciência e Tecnologia, Informação e Saúde, Arte e Cultura, e Filmes e Documentários. Os temas são distribuídos pela grade em faixas de horário na manhã, tarde e noite, de acordo com pesquisas de audiência realizadas pelo Canal Saúde. 

Conteúdo próprio

São 10 programas produzidos no Canal Saúde e duas coproduções. Os formatos são diversos: entrevista, noticiário, documentário, série ficcional e reportagem. A grade é entremeada por interprogramação, boa parte produzida pelo Canal, que compõe os intervalos. Chamadas da TV, campanhas públicas, dicas de saúde e pequenas produções institucionais fazem a transição entre blocos ou programas diferentes.

O Canal Saúde produz: Sala de Convidados, Boletim Ciência, Bate Papo na Saúde, Em Pauta na Saúde, Ciência e Letras, Ligado em Saúde, Tocando a Real, Unidiversidade, Em Família, Canal Saúde na Estrada, Comunidade em Cena e Curta AgroEcologia (os dois últimos são coproduções).

Como Assistir

O Canal Saúde é um canal público de televisão, com veiculação própria por sinal terrestre e satélite. Em rede aberta (sinal terrestre), ele é exibido na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital. No Rio de Janeiro e em Brasília, o canal é 2.4 e em São Paulo, 1.4. Vale destacar que o Canal Saúde também é acessível em celulares com TV. Por satélite, é possível assisti-lo em todo o Brasil por antena parabólica com receptor digital ou híbrido (frequência 4085). Para saber como sintonizar o Canal Saúde no receptor de antena parabólica basta acessar https://bit.ly/3aYGak2.

Além da TV, o Canal Saúde tem transmissão simultânea pela WebTV, na página principal do seu site www.canalsaude.fiocruz.br (Assista Agora). No site é possível também assistir conteúdos sob demanda e baixá-los quando quiser. 

O aplicativo do Canal Saúde é outra opção para assistir em tempo real à programação. Ele pode ser baixado em um dispositivo móvel com sistema Android e, em breve, com IOS também. 

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br

www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude