Notícias

Carnaval de Salvador e Recife serviu para simulações de atendimento em saúde [19/02/2013]



Carnaval de Salvador e Recife serviu para simulações de atendimento em saúde

Treinamento reuniu integrantes da Força Nacional do SUS e testou a agilidade dos atendimentos feitos pelos profissionais como preparação para os megaeventos esportivos

_______________________________________________


Da redação do Jornal da Saúde
Com informações do Portal da Copa


Duas das cidades com maiores carnavais do Brasil, Salvador e Recife, serviram de palco para uma simulação de atendimento de urgência em eventos de massa. A iniciativa, que contou com a Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), teve objetivo de testar a capacidade de planejamento, execução, resposta e avaliação das ações de saúde em situação de risco ou desastres. O exercício de simulação foi também um teste de salvamento para eventos como a Copa das Confederações, que acontece entre 15 e 30 de junho deste ano, e a Copa do Mundo de 2014.

Durante a simulação, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou a importância da iniciativa como uma ação de prevenção. “As simulações antecipam situações e permitem o aprendizado, a organização e o aprimoramento. Não é preciso que tragédias aconteçam para que possamos aprender e nos prevenir”, explicou.

O ministro lembrou ainda os esforços para integração das equipes de resgate e atendimento. “O treinamento também é fundamental para integrar os serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), dos bombeiros, da polícia, do resgate aéreo e dos hospitais para que todos profissionais estejam preparados para atendimento em qualquer situação, especialmente nas próximas competições, como as Copas das Confederações e a do Mundo”, afirmou.


* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.