Notícias

Carta das entidades da sociedade civil contra o PL 4148/2008 [11/05/2015]



Carta das entidades da sociedade civil contra o PL 4148/2008
O PL 4148/2008, aprovado pelo Congresso, prevê acabar com a rotulagem dos transgênicos nos alimentos industrializados
_______________________________________________
 
O Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a FNECDC – Fórum Nacional das Entidades  Civis de Defesa do Consumidor, a BRASILCON – Instituto Brasileiro de Política e Direito do   Consumidor, os PROCONSBRASIL – Associação Brasileira de Procons e as organizações abaixo   signatárias solicitam que Vossas Excelências rejeitem a votação do Projeto de Lei 4.148, de 2008,   de autoria do Deputado Luis Carlos Heinze, pois tal projeto nega o direito do consumidor à   informação sobre a presença de transgênico em alimentos.
 
A iniciativa também ignora a   vontade da população que, segundo diversas pesquisas de opinião, já declararam querer saber se um alimento contém ou não ingrediente transgênico (74% da população IBOPE, 2001; 71%   IBOPE, 2002; 74% IBOPE, 2003; e 70,6% ISER, 2005).
 
O PL em questão: (1) não torna obrigatória a informação sobre a presença de transgênico no   rótulo se não for possível sua detecção pelos métodos laboratoriais, o que exclui a maioria dos   alimentos (como papinhas de bebês, óleos, bolachas, margarinas) ; (2) não especifica a quem   compete fazer a detecção nem a fiscalização da presença de ingredientes transgênicos; (3) não   obriga a rotulagem dos alimentos de origem animal alimentados com ração transgênica; (4)   exclui o símbolo T que hoje permite a fácil identificação da origem transgênica do alimento   (como tem se observado nos óleos de soja) ; e (5) deixa de lado a necessidade do consumidor   ser informado sobre a espécie doadora do gene no local reservado para a identificação dos   ingredientes.
 
 
* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.