Notícias

'Colesterol Infantil' é o tema do Ligado em Saúde Segunda-feira, 25/08, às 11h [22/08/2014]



'Colesterol Infantil' é o tema do Ligado em Saúde
Segunda-feira, 25/08, às 11h
__________________________________
 
 
Nesta segunda-feira (25), às 11h, o Ligado em Saúde fala sobre 'Colesterol Infantil'. No estúdio, a apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a endocrinologista pediátrica, diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional Rio de Janeiro (SBEM - RJ), Carmem Assumpção.
 
O colesterol alto, até pouco tempo um problema comum apenas em adultos, hoje é cada vez mais frequente entre crianças. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 20% das crianças e adolescentes entre 2 e 19 anos têm níveis elevados de colesterol. Quase 10% têm o índice de colesterol ruim, o LDL , acima do recomendável. A má alimentação e a falta de atividade física são os principais vilões. E índices elevados de colesterol ruim aumentam o risco de doenças cardiovasculares, as doenças do coração, e do acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame. 
 
Mas como desconfiar de que uma criança está com níveis elevados de colesterol ruim, já que o problema é um mal silencioso, que inicialmente não apresenta sintomas? Será que toda criança deve fazer exames para verificar os índices de gordura no sangue? A partir de que idade? Como prevenir o problema? E após o susto de saber que seu filho está com uma taxa de colesterol alta para a idade, que medidas devem ser tomadas no tratamento? Essas e outras questões serão respondidas nessa edição do Ligado em Saúde. Não perca! 
 
Sobre o Ligado em Saúde
É um programa de entrevista e serviço sobre temas de saúde, voltado para o público em geral, apresentado por Marcela Morato. O ponto de partida são sugestões de pauta do público e o programa vai ao ar às segundas e quartas-feiras, de 11h as 11h30. Os assuntos abordados referem-se à promoção da saúde, prevenção e esclarecimento sobre doenças.
 
Participação do público
O programa é gravado, geralmente com uma ou duas semanas de antecedência. Os temas são divulgados nas redes sociais do Canal Saúde e o público pode enviar perguntas antecipadamente para os especialistas. Os espectadores também podem participar do programa sugerindo pautas a qualquer momento. Sugestões e perguntas para a produção devem ser enviadas através do e-mail ligado@canalsaude.fiocruz.br ou do telefone 0800 701 8122.  Você pode ainda interagir com o programa com comentários na Fan Page do Ligado em Saúde (www.facebook.com/ligadoemsaude) e do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) ou pelo Twitter (@canalsaude).
 
Como assistir
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.
 
 
Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.
 
Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz 
Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti
gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7743 
Coordenação - Ana Cristina Figueira