Notícias

Começa em Doha, no Catar, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas [26/11/2012]



Começa em Doha, no Catar, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas

De acordo com estimativas do Banco Mundial, se medidas urgentes não forem adotadas, há um risco de um aquecimento da Terra de 4 ºc até 2060.

__________________________________________

Da redação do Jornal da Saúde
com informações da Agência Brasil

A quantidade de gases do efeito estufa na atmosfera atingiu um novo pico no ano passado. Na ocasião, a ONU alertou que os esforços da comunidade internacional para conter o aquecimento global estão longe de ser suficientes. De acordo com estimativas do Banco Mundial, se medidas urgentes não forem adotadas, há um risco de um aquecimento da Terra de 4 ºc até 2060.

Pesquisadores do Banco Mundial e da Organização Meteorológica Mundial também têm alertando que, caso não adote ações mais ambiciosas e austeras, a comunidade internacional não irá alcançar a meta estipulada como ideal pelos cientistas. Diante da emergência apontada pelos estudos recentes, os países se comprometeram a adotar medidas para manter a elevação da temperatura do planeta abaixo dos dois graus centígrados.

O desafio será chegar a um acordo imediato para manter metas que reposicionem os países nessa direção, adotando medidas rigorosas em suas economias. Em meio ao debate, será preciso definir, por exemplo, se os países do Leste Europeu podem usar, para maiores emissões, a margem que conquistaram por ter emitido menos, nos últimos anos, quando a recessão enfrentada por essas economias reduziu o ritmo das fábricas, mantendo os níveis de poluição atmosférica abaixo do estipulado.

Além disso, os negociadores devem retomar os debates sobre o Fundo Verde e a regulamentação internacional de uma compensação para países em desenvolvimento que reduzem as emissões de gases de efeito estufa, conhecido como Redd – sigla que define a Redução das Emissões Geradas com Desmatamento e Degradação Florestal nos Países em Desenvolvimento. O mecanismo tem dividido as atenções nos debates sobre clima.

* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.

Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.