Notícias

Congresso internacional debate políticas de acesso à saúde bucal [26/01/2015]



Congresso internacional debate políticas de acesso à saúde bucal
Brasil se tornou referência mundial na assistência odontológica 
_______________________________
 
A cidade de São Paulo recebeu na quinta-feira passada (22), o maior congresso de odontologia da América Latina. A procura pelo tratamento dentário é uma das principais demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
No evento, o Programa Brasil Sorridente foi um dos destaques da mesa de abertura, que contou com a participação do ministro da saúde, Arthur Chioro. Com a criação do programa, o País passou a ser referência na assistência odontológica ao consolidar uma das maiores iniciativas públicas na área de saúde bucal.
 
O Brasil Sorridente está conseguindo ampliar o acesso à saúde bucal e garantir o direito da população de voltar a sorrir. “Estamos próximos da meta de oferecer saúde bucal inclusiva para todos. É fundamental discutir a organização e o acesso qualificado, mais do que simplesmente o atendimento básico”, afirma Chioro.
 
O programa visa assegurar assistência odontológica gratuita para a população que depende do SUS. Atualmente, mais de 80 milhões de brasileiros são atendidos pela iniciativa. O investimento do Ministério da Saúde já ultrapassou R$ 7 bilhões desde seu lançamento para expansão e manutenção da rede. Em 2014, foi liberado R$ 1,28 bilhão, 20 vezes mais do total investido antes do início do programa.
 
A expansão da assistência trouxe impactos importantes na saúde da população, como o avanço na água tratada do País. Depois do Brasil Sorridente, mais de 7 milhões de pessoas tiveram acesso a água tratada e fluoretada, atingindo 600 novos sistemas de fluoretação.
 
A última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal apontou queda de 26% na incidência de cárie em crianças de 12 anos entre 2003 e 2010, fazendo com que o Brasil passasse a fazer parte do grupo de países com baixa prevalência de cárie dentária, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
 
* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.