Notícias

Convenção sobre direitos das pessoas com deficiências faz 10 anos [20/04/2016]



Convenção sobre direitos das pessoas com deficiências faz 10 anos
Representantes do Comitê  relacionado ao assunto disseram que apesar dos avanços conquistados na última década muito ainda precisa ser feito
________________________________________________
 
A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiências completa 10 anos com muitos progressos na área.
 
Os representantes do Comitê relacionado à questão disseram que apesar desses avanços, muito ainda precisa ser feito.
 
Agenda 2030
 
Uma das integrantes do grupo, Jyoti Sanghera, disse que o Alto Comissariado de Direitos Humanos está trabalhando para incluir as provisões da Convenção na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
 
Falando em nome do Grupo de Amigos da Convenção, o embaixador do México junto à ONU, em Genebra, Jorge Lomonaco, afirmou que o documento foi o primeiro tratado de direitos humanos ratificado no século 21.
 
Até agora, 161 países ratificaram a convenção. Ela foi também o primeiro documento internacional juridicamente vinculativo adotado para tratar especificamente das pessoas com deficiências.
 
Deficiência Mental
 
O presidente da Conferência dos Estados Partes da Convenção, embaixador sul-coreano, Oh Joon, disse que nos últimos 10 anos, o documento contribuiu para mudar o paradigma sobre o assunto.
 
Entre 14 e 16 de junho, será realizada na sede da ONU, em Nova York, a nona sessão da Conferência dos Estados Partes. O foco do encontro será "não deixar ninguém para trás na Agenda 2030".
 
Estão previstos encontros temáticos para debater a pobreza e os direitos das pessoas com deficiência mental e intelectual.
 
Edgard Júnior